Pouco mais da metade da população brasileira (cerca 54,1%) pratica esportes regularmente, de acordo com o Ministério do Esporte (Diagnóstico Nacional do Esporte – DIESPORTE – 2015). Mas, para conquistar os efeitos das atividades físicas, não é preciso ser um esportista de ponta. Treinos de 30 minutos por dia são suficientes para obter benefícios como melhora da circulação e tônus muscular, além de contribuir para a disposição e o ânimo.

Um ponto que dever ser observado, tanto pelos esportistas quanto por quem só quer manter a forma, sem pretensões de competir, é a alimentação. “Para que a atividade física seja bem executada é necessário o consumo suficiente de alimentos fontes de carboidrato antes e depois do exercício, para obter energia por meio da glicose. O carboidrato está presente em alimentos como torradas e massas”, diz a nutricionista Aretha Magalhães, da Equilibrium, consultoria de nutrição da Marca Fortaleza.

Além de ser uma excelente fonte de carboidrato, a torrada é um alimento interessante para os praticantes de atividade física, pois é uma opção muito prática, que pode ser levada na bolsa ou mochila para ser consumida a qualquer hora.

A nutricionista explica ainda que antes do exercício o carboidrato tem a função de fornecer energia. Depois, ele exerce um papel importante na recuperação e reposição dos estoques de energia no músculo. Se o consumo de carboidrato não ocorre de forma adequada pode acarretar queda de rendimento e fadiga.

“Uma dica de consumo antes do exercício é torrada com geleia sem açúcar, pois irá oferecer energia rápida. Já após o exercício é interessante consumir junto com a torrada um alimento fonte de proteína como sardinha, atum, frango ou ovos, para estimular o ganho e a manutenção de massa muscular”, completa a nutricionista.

Cada tipo de atividade física requer uma quantidade adequada de carboidrato. Estas porções dependem do tipo de exercício, intensidade, sexo e idade do praticante. A necessidade de energia aumenta quando são praticados esportes no frio, no calor intenso ou em altas altitudes. “As recomendações e quantidades devem ser ajustadas por nutricionistas, levando em conta todos esses fatores, além das metas pessoais e preferências alimentares”, ressalta Aretha.

Como fazer Patê de Sardinha

unnamed-17

 

Ingredientes

– 2 latas de sardinha em óleo (125 g cada)

– 2 colheres (sopa) de suco de limão

– 4 colheres (sopa) de azeite

– 2 colheres (sopa) de maionese

– 4 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

– 1 embalagem de Torrada Integral Fortaleza (160 g)

Passo 1: Escorra bem o óleo da sardinha, amasse-as com um garfo e coloque em uma tigela.

Passo 2: Junte o suco de limão, o azeite, acrescente a maionese, o cheiro-verde e misture bem. Sirva acompanhando as torradas.

Rendimento: 16 torradas; Tempo de Preparo: 20 minutos; Calorias por porção: 113,8 por torrada

Como fazer Minipizza Light de Atum

unnamed-18

 

Ingredientes

– 2 latas de atum sólido em água

– 2 tomates sem sementes, em cubinhos

– 2 colheres (chá) de azeite

– ½ cebola pequena picadinha

– folhas de 3 galhos de orégano fresco

– 1 embalagem de Torrada Light Fortaleza (160 g)

– 100 g de queijo muçarela light ralado

Passo 1: Coloque o atum escorrido em uma tigela e, com um garfo, desfaça-o em pedaços menores. Junte o tomate, o azeite, a cebola e o orégano.

Passo 2: Sobre cada torrada porcione um pouco do atum temperado, salpique a muçarela e leve ao forno médio, preaquecido, por 2 minutos para derreter o queijo. Retire do forno e sirva imediatamente.

Rendimento: 16 minipizzas; Tempo de Preparo: 20 minutos; Calorias por porção: 93,6

Comentar ()

() Comentários

Sobre mim

Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. Este blog é muito biográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver.


Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por e-mail.




Siga me