É o XII Fórum da Longevidade Bradesco Seguros.

No mês em que se comemora o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro), o Grupo Bradesco Seguros, líder do mercado de seguros no Brasil, realiza, no dia 18/10 (quarta-feira), em São Paulo, e 19 e 20/10 (quinta e sexta-feira), no Rio de Janeiro, o XII Fórum da Longevidade Bradesco Seguros, reunindo especialistas e personalidades.

Atualmente, no Brasil, 24 milhões de pessoas têm mais de 60 anos, o que representa quase 13% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que, em 2050, esse número chegará a 64 milhões, o que significa que, de cada dez brasileiros, três serão idosos.

Com o tema ‘Construindo a Qualidade da Vida Longeva’, o Fórum terá transmissão em tempo real pela internet no seu primeiro dia, pelo site. Durante o evento, será realizada a entrega dos Prêmios Longevidade Bradesco Seguros, que chegam à sua sétima edição.

Ainda em São Paulo, o Grupo Bradesco Seguros apresentará a sua Plataforma da Longevidade, conjunto de ações e iniciativas voltadas ao tema, incluindo, entre outras, o lançamento do Portal “Viva a Longevidade”.

Dentre os especialistas internacionais que participam do primeiro dia do Fórum, destacam-se Karen Glaser, diretora do Instituto de Gerontologia, Departamento de Ciências Sociais, Saúde e Medicina da King’s College London, e o arquiteto alemão Matthias Hollfich, criador da architizer.com, maior plataforma digital de arquitetura do mundo.

Hollfich é autor dos mais renomados projetos arquitetônicos mundiais que contemplam áreas sociais, acessibilidade, além de sustentáveis e conectados, necessárias para a nova forma de viver e envelhecer.

mulherlendonapraia-850x550

 

Entre os brasileiros, o economista Paulo Tafner, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) palestrará sobre o desafio de equilibrar as contas numa vida longeva. Tafner é autor dos livros “Demografia: uma ameaça invisível – o dilema previdenciário que o Brasil se recusa a encarar” e “Previdência no Brasil: debates, dilemas e escolhas”.

Já a médica Cláudia Burlá, especialista em geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), abordará os caminhos para prolongar a vida saudável.

O encerramento contará com a participação do compositor Toquinho, eleito “Ícone de Longevidade” para a edição 2017.

No Rio de Janeiro, o Fórum da Longevidade abordará o tema “A construção da resiliência ao longo do curso de vida”.

“Queremos contribuir para criar um mundo melhor para todos, onde as tecnologias possam responder às necessidades das pessoas de todas as idades, além de proporcionar qualidade de vida. Afinal, a Quarta Revolução Industrial deve estar a serviço do homem, que atualmente vive muito mais”, afirma o gerontólogo Alexandre Kalache, consultor do Grupo Bradesco Seguros para assuntos relacionados à longevidade.

Participam dos painéis e debates os seguintes especialistas: Anita Liberalesso Neri, da Unicamp; Gil Sant’Anna, do Instituto D’Or, Brasil; Gabrielle Kelly, Resilience and Wellbeing Centre, Austrália do Sul; Claudia Hofheinz Giacomoni, da UFRGS  e  outros.

Comentar ()

() Comentários

Sobre mim

Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. Este blog é muito biográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver.


Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por e-mail.




Siga me