As cardiopatias em cães e gatos não são tão incomuns quanto podem parecer à primeira vista. É preciso atenção para identificar que seu bichinho não está bem. Um bom exame de coração, ainda que esta não seja a queixa principal, pode prevenir problemas futuros.
É necessário sempre manter os cuidados com seu pet, por isso, os profissionais do VetQuality Centro Veterinário 24h montaram uma lista com 10 sinais para que você fique atendo as doenças cardíacas em cães e gatos.
– Tosse
Existem diversas enfermidades que podem levar à tosse, que acompanhada ou não de outros sintomas, devem ligar o sinal de alerta para doenças no coração.
– Dificuldade respiratória
Os problemas no coração dificultam o bombeamento sanguíneo, o transporte de oxigênio e a respiração. O animal pode apresentar respiração acelerada ou dificuldade para respirar.
– Fraqueza
Pode ser um sinal de envelhecimento, mas também um sinal de cardiopatia. Se estiver associado a outros sintomas, deve-se procurar orientação veterinária.
– Cianose
Alguns dos sinais que mais chamam a atenção são as mucosas e aparência roxa na língua.
(Foto: Reprodução/ Google)
(Foto: Reprodução/ Google)
– Desmaio
Algumas doenças graves podem fazer com que o pet desmaie e perca a consciência. Nestes casos, o pet deve receber um tratamento adequado, indicado por um médico veterinário.
– Edema
Edema de pata pode indicar doenças cardíacas. Mas outras causas também podem estar relacionadas, como a hipoproteinemia.
– Falta de apetite
Este é um sinal comum a várias afecções. É difícil diferenciar e descobrir a causa deste sintoma. Nestes casos, vale a pena investigar melhor e tentar levantar maiores informações.
– Perda de peso
A perda de peso também é um sinal inespecífico e de difícil diferenciação. Para detectar a real causa, diagnósticos mais precisos serão necessários.
– Sono e apatia
Apatia é outro sinal comum em várias situações, bem como o sono em excesso.
– Cansaço fácil
Se o cão for jovem ou filhote e se recusar a praticar de exercícios, pode alertar a doenças cardíacas. Porém, se for um animal idoso, o cansaço pode ser em decorrência da idade ou outras afecções associadas, como as articulares, por exemplo.
(Foto: Reprodução/ Google)
(Foto: Reprodução/ Google)
Como identificar as cardiopatias?
Todo e qualquer sintoma que surgir deverá ser investigado em uma clínica veterinária de confiança. Após anamnese detalhada e exame físico geral, o profissional poderá solicitar exames mais precisos, como eletrocardiograma ou exames por imagem, como o raio-x.
Dependendo da causa identificada, o veterinário poderá direcionar o seu tratamento da melhor forma possível. Em alguns casos, medicações controladas podem resolver e controlar os sintomas.
Exames regulares feitos pelo seu médico veterinário, podem ajudar na prevenção. Além disso, deve-se manter a saúde com boa alimentação, evitando rações com muito teor de sódio e petiscos altamente industrializados. Outra dica importante é manter o pet em constante atividade física.
Evitar o sedentarismo é uma dica que vale para todos, pois deixa o coração mais forte e resistente.
http://www.organicsnewsbrasil.com.br/
Saiba mais no site: www.vetquality.com.br

Comentar ()

() Comentários

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por e-mail.


Sobre mim

Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. Este blog é muito biográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver.




Recomendações

Blog Pong