Nos dias 27 e 28 de agosto, Canoas recebe o Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento. O evento acontece no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) e tem inscrições gratuitas pelo site www.sesc-rs.com.br/seminariodeenvelhecimento. A edição tem como tema “A sociedade como um espaço de envelhecimento e inclusão social” e conta com a participação de pesquisadores destacados nacional e internacionalmente nas áreas da saúde e bem-estar voltados aos idosos. Além do Seminário, paralelamente, acontece a 4ª Jornada de Educação e Envelhecimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Confira abaixo a programação e o regulamento completos. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/seminariodeenvelhecimento

Entre os destaques da programação está a palestra “Gerontologia Ambiental”, ministrada por Frank Oswald, da Universidade de Frankfurt (Alemanha). O professor é chefe do Departamento de Ciência do Envelhecimento Interdisciplinar do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Goethe de Frankfurt am Main e Porta-voz do Fórum de Frankfurt para Pesquisa do Envelhecimento Interdisciplinar (FFIA). O encontro está previsto para o dia 28/08, a partir das 9h10. O Seminário é uma realização do Sistema Fecomércio-Sesc/RS em parceria com o Centro de Estudos Europeus e Alemães (UFRGS/PUCRS) e apoio do Conselho Estadual da Pessoa Idosa do RS, Sistema Fecomércio-RS/Senac e Prefeitura Municipal de Canoas, e recursos do FUNEPI (Fundo Estadual da Pessoa Idosa).

3º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento

4ª Jornada de Educação e Envelhecimento

27 e 28 de agosto

Canoas

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Inscrições gratuitas: www.sesc-rs.com.br/seminariodeenvelhecimento.

Programação:

27/08 – Segunda-feira

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura

8h 45 – Apresentação Artística – Grupo Maturidade Ativa Sesc Canoas

9h – Uma Cidade para uma População que está Envelhecendo, com Adriana Romeiro de Almeida Prado (SP)

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Braz Cubas (SP). Mestre em gerontologia social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Especialista em Acessibilidade. Coordenadora da Comissão de Acessibilidade à Edificação e Meio do Comitê Brasileiro de Acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), desde 2000.

10h15 – Intervalo

10h45 – Apresentação de Trabalho

11h – Tecnologias Científicas Interligadas a Neurociências para a promoção do bem-estar e saúde, com Rogerio Panizzutti (RJ)

Médico e neurocientista brasileiro. Especialista em psiquiatria, possui doutorado e pós-doutorado em neurociência. É professor universitário, escreveu diversos artigos, capítulos de livros.

12h00 – Intervalo

13h30 – Apresentação Artística – Grupo Maturidade Ativa Sesc Centro Histórico

13h40 – Apresentação de trabalho

14h – Bem-estar e Adaptabilidade do Idoso no Ambiente, com Rodrigo Delevatti (SC)

Bacharelado em Educação Física (2009) pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), Especialização em Fisiologia do Exercício – Prescrição de Exercícios (2011) pela Universidade Gama Filho (UGF), mestrado (2013) e doutorado (2016) em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor adjunto do curso de Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

15h15 – Intervalo

15h45 – Salas Temáticas

Local das Oficinas 2, 3 e 4: Casa de Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6260 – Centro, Canoas)

1) Educação Financeira e envelhecimento

2) Envelhecimento e Resiliência

3) Tema: (Sociedade de Gerontologia e Geriatria)

4) Práticas Intergeracionais

5) Aqua Pilates

17h30 – Encerramento

28/08 – Terça-feira 

9h – Apresentação Artística – Grupo Maturidade Ativa Sesc Protásio Alves

9h10 – Gerontologia Ambiental, com Prof. Frank Oswald, Universidade de Frankfurt (Alemanha)

Professor do Departamento de Educação da Universidade Goethe de Frankfurt am Main, Chefe do Departamento de Ciência do Envelhecimento Interdisciplinar do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Goethe de Frankfurt am Main e Porta-voz do Fórum de Frankfurt para Pesquisa do Envelhecimento Interdisciplinar (FFIA).

10h20 – Intervalo

10h45 – Apresentação de trabalho

11h – Os Desafios dos Bairros Amigos da Pessoa Idosa, com Bibiana Graeff (EACH/USP)

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Mestrado em Direito Ambiental (Dea Droit de l’environnement) pelas Universités de Paris 1 – Panthéon Sorbonne e de Paris 2, Panthéon-Assas (2003) e doutorado em Direito pela Université de Paris 1, Panthéon-Sorbonne.

12h15 – Intervalo

13h30 – Apresentação de trabalho

14h – Interface entre Neuropsicologia e Gerontologia Ambiental, com Rochele Paz Fonseca (PUCRS)

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil (2000) e em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com Doutorado sanduíche no Centre de Recherche do Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal, Faculdade de Medicina, Universidade de Montreal (2005-2006) e Pós-Doutoramento em Clínica e Neurociências (PUC-Rio, 2007), em Medicina (Neurorradiologia) (UFRJ, 2010) e em Ciências Biomédicas (Centro de Neuroimagem) na Universidade de Montreal (Canadá, 2011).

15h15 – Intervalo

15h45 – Painel: Projetos Prefeitura de Canoas

16h15 – Espaços de Conexão: o Tempo da Cultura Digital,  com Augusto Niche (Universidade LaSalle/RS)

Doutor e Mestre em Educação, Professor, Pesquisador. Coordenador Geral da Area de Educação e Cultura da Universidade LaSalle. Diretor de Educação Beformlles e Líder do Grupo de Educadores Google de Canoas – GEG.

Divulgacão

Comentar ()

() Comentários

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por e-mail.


Sobre mim

Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. Este blog é muito biográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver.




Recomendações

Blog Pong