Alcançar novas regiões, conectar bolhas e ir além! Este foi o desafio que nos propusemos para este ano no LAB60+, Movimento que criei e lidero até o momento. E, agora, realizado nosso evento anual, o Festival LAB60+2018, vejo que caminhamos para a direção certa.

Iniciamos o ano com 8 embaixadas e finalizaremos com 12. Começamos o ano em 4 estados brasileiros, terminaremos em 7. Realizamos até o momento +180 Cafés ComVida. Levamos o Festival LAB60+2018 para além da “bolha do eixo paulista” e realizamos a 5ª edição do Festival em Itaquera, na zona leste de São Paulo. Pela primeira vez, correalizamos com o SESC-SP, e mais do que nunca ouvimos sotaques dos diferentes Brasis, das diversas longevidades que vivemos!

O Festival, realizado nos dias 24, 25 e 26 de outubro, marcou por dias a celebração da diversidade e da nova longevidade, reunindo +60 iniciativas de lugares como Bezerros-PE, Belo Horizonte-MG, Curitiba-PR, Carapicuíba-SP, Campinas-SP e São Paulo-SP, Maringá-PR, Goiânia-GO, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Aracaju-SE. Isso ocorreu graças à colaboração e fraternidade cultivada por cada embaixador, líder e CoLab do Movimento LAB60+.

Abrimos espaço para iniciativas surgidas nas embaixadas e melhores práticas que identificamos pelo Brasil. Assim, debatemos moradia, empreendedorismo, tecnologias e finitude. Interagimos com as universidades, empresas de impacto social, ONGs, startups, ações cívicas e também com as grandes empresas que estão criando um novo futuro. Vivenciamos oficinas de games, vimos o frevo brincar com a bossa, apreciamos talentos experientes no palco e outras potências se lançando agora, independente de sua idade. Relembramos a infância, e discutimos os desafios do trabalho do futuro. Rimos, como forma de cura. Cantamos para ativar nossa saúde.

Teve natureza, chuva e crianças… Teve muito amor e dedicação nesse encontro, que culminou com a homenagem às corajosas pessoas que levam o Movimento para seus territórios e lideram embaixadas do movimento. Reforçando que o LAB60+ não é de apenas um, é um movimento de todos. Um movimento pela diversidade para nos reconhecermos no outro, para inovarmos juntos. Para nos corresponsabilizarmos pela criação de um futuro que integre a todos, em todas as idades!

Um agradecimento carinhoso à equipe do SESC-SP e SESC Itaquera, à equipe de produção, comunicação, debatedores, facilitadores, artistas e aos CoLabs sempre tão incríveis e engajados; e a todos que enfrentaram uma, duas, cinco horas de deslocamento para se permitirem estar conosco. Trocar experiências e aprendermos juntos. Assim, realizamos o Festival neste ano. Com imperfeições e conquistas. Com mais autonomia e fortalecimento do ecossistema de longevidade!

“Participar deste movimento preenche minha alma, alimenta meu corpo, faz minha vida ter mais sentido”, retornos como este, da Silvia Salgado,  é o que me alimenta e me inspira a levar adiante este movimento.

Quando criei o LAB60+, há pouco mais de 4 anos, não pretendia nem imaginava que chegaríamos ao ecossistema vivo e pulsante que hoje somos. Após a edição deste Festival, mais do que nunca, tenho a certeza que este é o caminho. E que temos que dobrar a aposta, ir para todo o país e para além das fronteiras do país. E assim o faremos, juntos. Vamos continuar a fomentar conexões e abrir espaço para cada iniciativa se desenvolver, pelo poder da rede engajada no movimento. Com apoios de grandes empresas, mídia, financiadores, universidades, empresas B, SESC, SESI e principalmente, por apoios financeiros e não financeiros de indivíduos voluntários, de diferentes gerações e atuantes e diversas organizações.

Nas próximas semanas disponibilizaremos a Plataforma Digital do LAB60+ que permitirá avanços e fortalecimento de todos. Nos dias 28-29 de junho/2019, teremos a DesConferencia LAB60+2019 reunindo lançamentos e tendências e nos reencontraremos no Festival LAB60+2019 em outubro/2019, no SESC.

Vamos juntos apoiar, divulgar, participar do Movimento LAB60+ www.lab60.me/
Curta e se inspire nas imagens e mensagens trocadas do Festival LAB60+ 2018 que serão publicadas no www.facebook.com/lab60mais/ e www.instagram.com/movimentolab60mais

 

Grande abraço,

Sergio Serapião
Fundador do movimento LAB60+. Fellow Ashoka. Membro efetivo, Conselho Sistema B Brasil. Sócio-fundador da Via Gutenberg, empresa certificada B

 

Comentar ()

() Comentários

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por e-mail.


Sobre mim

Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. Este blog é muito biográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver.




Recomendações

Blog Pong