Sérgio Serapião, idealizador do Lab 60+, co-fundador e diretor executivo da Via Gutenberg, no vídeo em que conta o seu envolvimento e interesse pelo tema da Longevidade. Formado em administração de empresas e com mais de dezesseis anos de experiência em consultoria de negócios, Sérgio Serapião atuou em grandes projetos de transformação organizacional e gestão da mudança. Em 2003, Sérgio iniciou sua carreira de empreendedor social ao co-fundar a Via Gutenberg, uma das empresas pioneiras em sustentabilidade do país, e uma das co-fundadoras do sistema B no país. Sérgio lidera há mais de 7 anos a causa 60+ da Via Gutenberg, idealizando e implementando plataformas socioculturais voltados ao bem estar e realização no 60+ . Sérgio atualmente desenvolve novos projetos e mestrado nos Estados Unidos, onde desenvolve tese sobre a construção de organizações integrais, preparadas para desafios contemporâneos. (Texto do vídeo do YouTube. de 2014, ano em que o movimento Lab 60+ foi lançado em São Paulo)

Vamos privilegiar lançamentos de iniciativas inovadoras como aplicativos, empresas, coletivos, pesquisas, conteúdos e tendências que surgiram nesses últimos anos.

É um evento mais exclusivo, para até 800 pessoas conectarem-se e realizarem encontros improváveis, inspirarem-se com as transformações de pessoas  que ousaram reinventar-se e organizações pioneiras na integração de seniores.

Reunimos +60 organizações para compartilhar suas respectivas inovações e contribuições para nova longevidade. Em 3 dias (2, 3 e 4/ago), serão +28 eventos, entre palestras, oficinas, debates, apresentações artísticas e cinema.

Nosso destaque principal é a roda Movimento dos Movimentos, trazendo para o debate, como agendas de diferentes movimentos sociais, de empreendedorismo, cultural e econômico se entrelaçam, impactam e se modificam com a nova longevidade que vivemos.

Já realizamos 4 edições dos festivais anuais do LAB60+, nos quais reúnem-se as principais organizações que trabalham a potência emergente da longevidade, em diversas áreas de conhecimento. 

O movimento cresceu, assim, dividiremos o Festival em dois momentos:

Em ago/18 – faremos a DesConferência LAB60+ 2018 – será o encontro de realizadores e formadores de opinião. A experiência está desenhada para permitir conexões mais profundas e com público mais restrito (até 800 pessoas ao invés de 2,5 mil como tivemos no ano passado). Serão 3 dias de debates e vivências exclusivas para que você possa realmente se aprofundar na causa e ampliar seu impacto, individual de sua organização e do coletivo na sociedade.

Em outubro, no Sesc Itaquera, um festival para 9 mil pessoas.

O que é o Movimento Lab 60+

A expectativa média de vida do brasileiro, hoje, é de 74 anos. A única camada da população que cresce é a de seniores. Precisamos urgentemente ressignificar a forma como encaramos o envelhecimento. Caso, contrário os anos que ganhamos será a maior fonte de desigualdade social que já vimos! Para tanto propomos a ampliação de nosso olhar para a Longevidade, despertar um olhar propositivo, colaborativo e positivo para identificarmos as potências e fragilidades que temos por toda a vida.

A medicina vez a parte dela e ampliou nosso tempo de vida, agora, precisamos engajar a todos os demais que ainda não entenderam como a revolução da longevidade impactará suas vidas e organizações. Precisamos atuar de forma intergeracional, transdisciplinar e intersetorial para criar novos jeitos de trabalhar, estudar, morar e viver para que a Longevidade seja um ativo para todos. Para tanto, precisamos agir, juntos. Precisamos estar em movimento.

Eixos de Transformação: Informação e Conhecimento; Imagem e Representação; Saúde e Bem-Estar; Protagonismo e Realização

Embaixadas

Mensalmente, são realizadas programações _ os Café ComVida são o ponto de encontro e conexão de todos aqueles que buscam criar esta nova realidade. São o palco de novas ideias, discussões e práticas sobre longevidade. Os embaixadores multiplicam este movimento para sua região, seu país. Conheça as embaixadas: Belo Horizonte, Bertioga, Campinas, Carapicuíba, Curitiba, Maringá, Rio de Janeiro, Santos, São Paulo, Zona Norte de São Paulo. Todos os eventos organizados pelas Embaixadas são colaborativos e autônomos. 

Parcerias 

Museu das Minas e do Metal; Portal Terceira Idade; SESC Bertioga; Oca Co-working, Ateliê do Cuidado; FALC – Faculdade de Aldeia de Carapicuíba, Associação São Joaquim; Impact Hub Curitiba, SESI Paraná; PUC – Pontifica Universidade Católica, SESC Maringá e Instituto de Longevidade; Somos GOMA, Zebu Mídias, Rede Asta; Sesc Santos; USP-Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, Unibes Cultural, Oficina da Sabedoria, Teatro do Sopro, SESC Itaquera, Grupo Unite.

Programa da Desconferência Agosto 2018

LOCAL: Unibes Cultural (SP), R. Oscar Freire, 2.500 (ao lado do metrô Sumaré).

QUANDO: 2, 3 e 4 de agosto.

HORÁRIO: Das 10h às 22h

Você ainda pode participar. Faca  sua inscrição através do site: www.sympla.com.br/lab60mais

Contato: [email protected] 

 

Comentar ()

() Comentários

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por e-mail.


Sobre mim

Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. Este blog é muito biográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver.




Recomendações

Blog Pong