A Primavera das saladas com “carbo light”

Com base em estudos científicos, consultora da Fortaleza nutricionista Aretha Magalhães, da Equilibrium, indica massas e biscoitos como parte de alimentação saudável e equilibrada
Os carboidratos são a base de uma alimentação saudável e, ao contrário do que muita gente pensa, são essenciais para garantir saúde e energia em dietas de emagrecimento. Um estudo publicado em 2008 pela Universidade Flinders (Austrália) comparou duas dietas com o mesmo número de calorias, sendo uma rica e outra pobre em carboidratos. 

Ambas tiveram a mesma perda de peso, sendo que o grupo que consumiu a dieta rica em carboidrato melhorou ainda mais o perfil de gorduras no sangue (redução de colesterol). “É por isso que pessoas que querem perder peso não devem excluir jamais alimentos ricos em carboidratos, como as massas, da alimentação”, explica a nutricionista Aretha Magalhães, da Equilibrium, consultoria da Fortaleza.
O ideal é consumir carboidratos de forma equilibrada em todas as refeições, explica a nutricionista. Segundo a FAO – Food and Agriculture Organization of the United Nations, órgão que tem como principal objetivo promover a segurança alimentar -, de 55% a 75% das calorias diárias devem ser consumidas na forma de carboidratos, divididas em café da manhã, almoço, jantar e lanches intermediários. “Biscoitos e massas são exemplos de carboidratos que podem compor essas refeições”, ressalta Aretha.
A nutricionista aponta que é muito importante sempre seguir uma dieta equilibrada, composta por todos os principais grupos de alimentos: carboidrato, proteína e vegetais. Em 2013 foi publicado na Revista Obesity Society um estudo realizado com 88 pessoas obesas. Um grupo recebeu dieta rica em carboidrato enquanto que o outro grupo recebeu uma dieta rica em proteína. Ao final do estudo foi constatado que ambas promoviam perda de peso similar, porém, a dieta rica em carboidrato teve maior adesão e foi mantida por mais tempo.
“Ou seja: a dieta com carboidrato possibilita uma perda de peso gradual, em longo prazo, saudável e sem as consequências de uma dieta com restrição deste nutriente, que acaba trazendo sintomas como cansaço, falta de concentração, irritação, dor de cabeça, tontura e até desmaio”, alerta Aretha.
Para finalizar, a nutricionista indica que no caso de uma dieta para perda de peso, as pessoas busquem por acompanhamento médico.
Abaixo duas dicas de receitas bem saborosas. Uma delícia!
Salada de Penne e sardinha



Ingredientes:
1 embalagem de Penne Fortaleza (500g)
3 latas de sardinha em conserva
1 lata de lentilha, escorrida e passada pela água corrente
1 pepino japonês, em cubos
12 tomates cereja, cortados ao meio
Sal, salsinha e orégano a gosto
Molho de Iogurte
6 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 copo de iogurte desnatado
1 lata de creme de leite desnatado
1 dente de alho, picado
Sal e orégano a gosto
Modo de Preparo:
– Prepare o molho de iogurte. Em uma tigela funda, junte todos os ingredientes, bata até ficar bem homogêneo e reserve.
– Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
– Escorra a massa e esfrie em água corrente. Acomode em um refratário grande, acrescente todos os ingredientes, regue com o molho de iogurte, envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes e sirva a seguir.
Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 25 minutos
Calorias por porção: 484 kcal
Salada de Penne com Brócolis e Maçã

Ingredientes:
1 embalagem de Penne Fortaleza (500g)
1 maço pequeno de brócolis (só as flores) cozido “al dente”
150g de muçarela em cubinhos
20 tomatinhos cereja
2 maças em cubinhos passadas no suco de limão
100g de castanha-do-pará picada
1 copo de requeijão light
3 colheres (sopa) de leite desnatado
2 colheres (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado light
sal e salsa picadinha a gosto
Modo de Preparo:
– Em uma saladeira coloque os 6 primeiros ingredientes. Reserve.
– Misture o requeijão light com o leite, o queijo e o molho inglês. Tempere com o sal e a salsa. Coloque sobre a salada e misture delicadamente. Leve à geladeira até o momento de servir. Sirva fria.
Rendimento: 6 porções
Valor Calórico por porção: 491,90 Kcal

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo