Palmas, Tocantins – Nesta terça-feira, 16, a partir das 15 horas, idosos assistidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Taquaruçu, distrito ao Sul de Palmas, participam de roda de conversa sobre demência, na sede do Cras, na Rua 04 Quadra 29 Lote 08. O assunto será abordado graças à parceria do Cras com o Centro de Saúde da Comunidade do distrito. Cerca de 30 idosos (foto) que semanalmente realizam atividades de convivência no Cras foram convidados a participar da atividade, que tem como intuito alertar sobre sintomas da doença de Alzheimer e informar sobre o tratamento para o transtorno. A entrada é gratuita. Mais informações pelo (63) 3554-1192.

Contenda, Região Metropolitana de Curitiba, Paraná – Diversificando as atividades realizadas para os integrantes do Grupo da Terceira Idade de Bem com a Vida, a Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Promoção e Assistência Social, realizou na última terça-feira (2), mais um encontro para os envolvidos. Em comemoração alusiva ao Dia do Idoso, o Projeto Educar para Prevenir, em parceria da Secretaria de Saúde e a Faculdades Pequeno Príncipe, trataram sobre a importância da alimentação saudável. Para falar sobre o assunto esteve presente a nutricionista Franciele Coutinho França. A Prefeitura de Contenda lembra que os interessados em participar do Grupo da Terceira Idade de Bem com a Vida podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS, que fica em anexo à prefeitura. Os encontros acontecem as terças-feiras.

Aracaju, Sergipe – Para os amantes da boa ação, que tal participar da 1ª Feijoada Beneficente Amigo Idoso? O evento acontece no neste sábado, 20, das 12h30 às 16h30, na Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE), com atrações musicais pra lá de especiais. A feijoada faz parte do Projeto Amigo Idoso, idealizado por um grupo de amigos de várias profissões, que se uniram para realizar ações sociais voltadas para pessoas da terceira idade. Dentre as instituições que são beneficiadas pelo trabalho do Amigo Idoso estão, a Casa de Acolhimento Lar Dulce Lar, localizado no povoado do Mosqueiro e o Lar Isaías Barreto, localizado no município de São Cristóvão (SE). Para ajudar, basta comprar o ingresso, no valor de R$ 20,00, que dá direito à feijoada e as atrações musicais. Junte sua turma, parentes e amigos e aprecie essa ação social sem moderação. Ingressos ou quer ajudar de outra forma? Então entre em contato: (79) 99972-2425 (Emerson Pereira)

Tramandaí, RS – A 20ª edição dos Jogos de Integração das Pessoas Idosas do Rio Grande do Sul, realizada pelo Departamento de Esportes da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), com investimentos da Lei Geral do Desporto (Lei Federal Nº 9.615/98), a Lei Pelé, acontece em Tramandaí entre os dias 8 e 20 de novembro. São esperados em torno de 1.500 idosos durante as atividades.

Pernambuco – O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) deu  início, nesta segunda-feira (15), às atividades da Quinzena Pernambucana de Conciliação em Apoio ao Idoso. A instituição promoverá dois mutirões, um de conciliação e outro de sentenças, ambos com processos cujas partes têm 60 anos ou mais. Durante o evento, que vai até 26 de outubro, serão avaliadas demandas cíveis e de relações de consumo. O único pré-requisito para análise dos processos é de que os valores envolvidos não excedam 40 salários mínimos. Cerca de 400 processos serão analisados no evento, cujo foco será o acervo das comarcas de Paulista e Limoeiro, locais com maiores volumes de processos com pessoas idosas figurando entre as partes. As ações não conciliadas durante a quinzena serão encaminhadas para o mutirão de sentença eletrônico e devem ser concluídas em no máximo um mês.

Em Paulista, o mutirão ocorre das 13h às 17h30, na Faculdade Joaquim Nabuco, na área central da cidade, com cinco turmas extras de audiências que pretendem solucionar 135 processos do 1º Juizado Cível e 136 ações do 2º Juizado Cível. Já em Limoeiro, o mutirão de audiências acontece entre 8h e 13h, na vara localizada na Rua Vigário Joaquim Pinto, onde devem ser avaliados 139 processos. A realização do evento integra a programação do TJPE em comemoração ao Dia do Idoso, data celebrada anualmente no dia 1º de outubro. O dia também é marcado pelos 15 anos de promulgação do Estatuto do Idoso.

Rio Claro, SP – O Núcleo de Orientação a Idoso, novo serviço criado pela prefeitura de Rio Claro, e o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) estão firmando parceria para ampliar o atendimento à população da terceira idade. Idosos atendidos pelo núcleo que precisem de atendimento judiciário serão encaminhados ao Cejusc que atua para a solução de conflitos na esfera judiciária e em orientação sobre cidadania.O Núcleo de Orientação ao Idoso funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas, no paço municipal próximo à entrada da Avenida 3. O telefone é 3526-7144.

Rio de Janeiro, RJ – Amanhã, 16, no BarraShopping, os desafios da Longevidade com Dr. A. Kalache, às 15h, grátis.  O Centro Médico BarraShopping receberá, na próxima terça (16), das 15h às 18h, a palestra ‘Os Desafios da Revolução da Longevidade – Estamos preparados?’. O encontro gratuito será mediado pelo Dr. Alexandre Kalache, epidemiologista especializado no estudo do envelhecimento. O evento terá capacidade para receber 220 pessoas e está sujeito à lotação. As inscrições serão feitas no local. A iniciativa é uma realização do blog Alzheimerebook e da Associação Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer (APAZ) e conta com o apoio do Centro Médico BarraShopping. Inscrição gratuita Data: 16 de outubro, das 15h às 18h – Local: Centro Médico BarraShopping (Av. das Américas, 4666 – Barra da Tijuca)

Limeira, SP – Foi aberta nesta terça-feira, 10, a exposição “Olhares Maduros”, que reúne obras dos idosos atendidos pelo Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal). A mostra faz parte da programação do Mês do Idoso, realizada pelo Ceprosom e pelo Fundo Social de Solidariedade. As telas ficarão expostas no piso superior do Pátio Limeira Shopping até o dia 29 de outubro.

No total, são 30 pinturas feitas por 23 artistas da terceira idade. As obras foram feitas em oficinas de introdução ao abstracionismo, aquarela em grupo e aquarela emocional. Por meio da arte, os idosos atendidos pelo Ceprosom praticam a coordenação motora, além de trabalharem a memória.

Jaú, SP – Crianças e adolescentes que fazem parte do projeto “Ouvidorria” reservam algumas horas todos os domingos para visitar os 50 idosos que vivem no abrigo São Vicente de Paulo em Jaú (SP). A visita é um presente para esses idosos e uma satisfação para a turminha.

“Adoro, adoro, adoro criança, adoro mesmo, vejo criança e nossa, melhor do que estar com um monte de velharada. É só alegria quando elas chegam”, conta Nair Cardoso, de 72 anos.

Belo Horizonte, MG –  O Hospital das Clínicas de Belo Horizonte criou um laboratório que simula os riscos encontrados por idosos dentro de casa. Uma a cada três pessoas com mais de 65 anos sofre uma queda pelo menos uma vez por ano, de acordo com o Ministério da Saúde. Na maioria das vezes simples cuidados em casa podem evitar um grave acidente.

Suzano, SP – O Centro de Convivência da Melhor Idade Maria Picoletti, de Suzano, está com 20 vagas abertas para a oficina “Aprendendo a Usar o Celular”. As inscrições podem ser feitas a partir das 8h desta segunda-feira (15) na sede do Centro de Convivência.

Para inscrição, é necessário apresentar documento pessoal, comprovante de endereço de moradia em Suzano e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)

A capacitação é direcionada a pessoas com 55 anos ou mais e tem o objetivo de ensinar os alunos a usarem os aplicativos básicos que um celular possui. As aulas serão oferecidas durante as quatro segundas-feiras do mês de novembro (5, 12, 19 e 26). Cada aula terá a duração uma hora e meia.

Canoinhas, SC – A Secretaria de Saúde de Canoinhas lançou na semana passada oficialmente o Programa “Medicamento em Casa”. O evento aconteceu na Faculdade Dama.  O projeto-piloto iniciou no distrito do Campo d’Água Verde e foi apresentado para a comunidade no Pavilhão da Igreja São Francisco de Assis. Em um primeiro momento, 200 pacientes já estão cadastrados para receber os medicamentos em casa.

Com alertas do Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *