Brasil Idoso: 64 operadoras aderem ao “Idoso Bem Cuidado” da ANS


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) formalizou a adesão de 64 operadoras de planos de saúde ao projeto Idoso Bem Cuidado, lançado em maio deste ano. As empresas selecionadas operam nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Pará, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Maranhão e Bahia.
A diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira, disse que a expectativa é que as operadoras reorganizem o funcionamento da rede. “Isso não é uma coisa simples”. As operadoras terão prazo de um ano para dar resultado. Todo o processo será acompanhado pela ANS.
Segundo a diretora da ANS, Martha Oliveira, os planos de saúde ainda seguem um modelo das décadas de 60 e 70, que prioriza a população mais jovem. “Não é mais isso que a gente tem. Isso, junto com o modelo de remuneração, que privilegia volume em vez de qualidade e de resultado, a gente tem a saúde que tem hoje”.
Martha Oliveira lembra que o atendimento atual é fragmentado e, com isso, o idoso não tem um plano de cuidado, podendo inclusive tomar medicamentos sem necessidade. “Hoje, a gente não tem cuidado paliativo, não tem uma organização de cuidador, um cuidado especial para alguém que tem uma debilidade maior como frequência. A gente não organizou o sistema de saúde para isso”.

Encontro Regional da Terceira Idade vai ser realizado em Itaúna

O “18º Encontro Regional da Terceira Idade de Itaúna” será realizado no dia 25 de setembro. Também conhecido como “Encontrão”, o evento, que já .
 
O TRE autorizou, na sessão plenária desta segunda-feira (5), a retomada das atividades do programa Academia da Terceira Idade (ATI).
O juiz eleitoral Marcello Rubioli, responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral na capital, havia suspendido o programa sob o argumento de que pré-candidatos a vereador o estariam utilizando para “promoção pessoal”.
Mas o relator do processo, desembargador André Fontes, afirmou que o projeto existe desde 2011, ou seja, bem antes do período proibido pela legislação eleitoral.
O magistrado destacou ainda que o programa “beneficia cerca de 80 mil pessoas, pertencentes à denominada terceira idade”.
Fontes destacou que a decisão de permitir o funcionamento das academias não significa que candidatos possam praticar “propaganda eleitoral irregular, conduta vedada e abuso de poder”.

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo