Brasil Idoso, ”alguma coisa acontece …”

Autor(a):

Exame Notícias: Maioria das pessoas terá covid ao menos 2 vezes por ano, diz virologista.
https://exame.com/ciencia/maioria-das-pessoas-tera-covid-ao-menos-2-vezes-por-ano-diz-virologista/

Caxias do Sul https://caxias.rs.gov.br/noticias/2022/05/empossados-novos-integrantes-do-conselho-municipal-do-idoso

Administração de Ituporanga (Paraná) promove capacitação sobre a Rede de Atendimento do Idoso, , or meio da  Secretaria de Assistência Social iniciou nesta quarta-feira, 25, uma capacitação sobre a Rede de Atendimento do Idoso. O objetivo é assessorar  na consolidação, elaboração e pactuação do fluxo e protocolo para o atendimento desse público no município.

Meu Idoso Favorito
80 anos em junho
“Serei um ancestral”, comenta Gilberto Gil sobre velhice
CULTURA.UOL.COM.BR
“Serei um ancestral”, comenta Gilberto Gil sobre velhice
O cantor responde sobre legado e ancestralidade e diz que “isso vai se espalhar pelo mundo”

“Intimidade Indecente”, a história de todos nós
https://artedeenvelhecer.com.br/intimidade-indecente-a…/
Zelia Prado nos leva a uma atmosfera contagiante.

Pelotas (RS) aprova Fundo do Transporte para custear gratuidade de idosos nos ônibus municipais
Prefeitura conta com verbas federais, o que irá ocorrer somente se Congresso Nacional aprovar projeto do Pnami e Bolsonaro sancionar
O Projeto de Lei 4392/21 que cria o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (Pnami), já aprovado no Senado, ainda precisa ser votado na Câmara dos Deputados em Brasília para se tornar realidade.
Mas a prefeitura de Pelotas (RS) já se antecipou, e conseguiu aprovar nessa quinta-feira, 19 de maio de 2022, a criação do Fundo Municipal de Transporte Público Coletivo, organismo necessário para receber o aporte de recursos federais para subsidiar a tarifa gratuita de pessoas com mais de 65 anos.

O Senado analisa o PL 4223/2021, que regulamenta os serviços de telemedicina no país. A proposta é do senador Esperidião Amim (PP-SC) e prevê a adoção dessa modalidade no Sistema Único de Saúde (SUS) e nos sistemas privados de saúde. O projeto foi debatido na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Entenda mais sobre a proposta e o tema. Veja no programa Em Discussão: https://youtu.be/NKiscbcVEdE

#telemedicina
#medicina
#SUS
#telessaúde

Garantia de medicamentos para idosos
Quase 17% da população brasileira é de idosos e a Comissão de Defesa do Direito à Pessoa Idosa aprovou um Projeto de Lei do Senado que assegura ao idoso medicamentos de que ele necessite. A deputada Geovânia de Sá (PSDB-SC) foi a relatora do projeto na Comissão e recomendou a aprovação da matéria.

Foi inaugurado nesta sexta-feira (20) em Juiz de Fora o Espaço de Cuidados para Pessoas Idosas na Rua General Almerindo da Silva Gomes, 133, no Bairro Nova Era. A unidade irá atender 20 idosos da região, com algum grau de dependência, e oferecerá alimentação, serviços socioassistenciais, entre outros.
Os atendidos serão pessoas com 60 anos ou mais, que tiveram indicativos de violação dos direitos, cuja situação necessite de algum auxílio ou assistência para atividades cotidianas. E ainda há a possibilidade de participação daqueles que a família não conseguem prover dos cuidados durante todo o dia ou parte dele.
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora e a Associação de Apoio a Crianças e Idosos. A associação cedeu o local para o desenvolvimento dos trabalhos, além de ter a responsabilidade de oferecer os serviços e profissionais envolvidos.

Câmara dos Deputados: Comissão aprova projeto que obriga serviços assistenciais a notificarem maus-tratos contra idosos – Notícias.
https://www.camara.leg.br/noticias/877586-comissao-aprova-projeto-que-obriga-servicos-assistenciais-a-notificarem-maus-tratos-contra-idosos/

Metrópoles: MPDFT abre processo para fiscalizar centros de convivência de idosos.
https://www.metropoles.com/distrito-federal/mpdft-abre-processo-para-fiscalizar-centros-de-convivencia-de-idosos

O Alzheimer faz com que a família se desmanche’: leia relato de fotógrafa que cuida da mãe doente
https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,o-alzheimer-faz-com-que-a-familia-se-desmanche-leia-relato-de-fotografa-que-cuida-da-mae-doente,70004070605?utm_source=estadao:app&utm_medium=noticia:compartilhamento

A plataforma “Não Me Perturbe”, que possibilita qualquer pessoa a solicitar o bloqueio de números de telemarketing indesejado, registrou 2.933.115 solicitações para barrar ligações feitas por instituições financeiras nos últimos dois anos. Os dados são da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) e foram divulgados pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). O levantamento, feito de janeiro de 2020 —quando o sistema passou a funcionar no país— até 26 de abril desde ano, refere-se à ligações indesejadas para a oferta de crédito consignado. Diante dos pedidos, 896 sanções foram aplicadas a empresas nesse período. – Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/05/19/nao-me-perturbe-bloqueia-3-milhoes-de-ligacoes-de-credito-consignado.htm?

Diário do Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio quer reduzir criminalidade em Copacabana e Ipanema.
https://diariodorio.com/prefeitura-do-rio-quer-reduzir-criminalidade-em-copacabana-e-ipanema/

Mogi Mirim

DE “CARA NOVA”, BIBLIOTECA DO IDOSO CONTA COM MAIS DE 500 OBRAS LITERÁRIAS E OFERECE CURSO DE INGLÊS GRATUITO.

DE “CARA NOVA”, BIBLIOTECA DO IDOSO CONTA COM MAIS DE 500 OBRAS LITERÁRIAS E OFERECE CURSO DE INGLÊS GRATUITO

Centenários e, ainda assim, firmes e fortes no mercado de trabalho
Exemplos de determinação, trabalhadores que romperam a barreira dos 100 anos de vida, ainda trabalham com carteira assinada
https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/trabalho-e-formacao/2022/05/5006868-centenarios-e-ainda-assim-firmes-e-fortes-no-mercado-de-trabalho.html

Thereza Christina Pereira Jorge

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *