Café Literário na Coluna UNATI.UERJ

Projeto Biblioteca Ambulante da UnATI.Uerj oferecerá a 1ªEdição do Café Literário – Um Encontro Literário Para a 3ªIdade * 4ªFeira Dia 19/10/2016.
​​​Olá Amigos(as)
O hábito da leitura refere-se à frequência em que um indivíduo lê, principalmente livros, embora o termo seja mais amplo e inclua qualquer espécie de leitura. Pode-se dizer que existem três objetivos básicos para aquele que cultiva o hábito de ler, a saber: ler por prazer, para estudar ou para se informar, mostrando assim que a leitura não esta vinculada apenas a um objetivo educativo, mas também às vontades e ambições individuais de cada um.
Muitas pessoas cultivam o seu hábito de leitura indo a uma Biblioteca – Um espaço acolhedor onde se reúnem uma coleção de informações contidas em obras dos mais renomados autores que circulam pelas diversas áreas do conhecimento humano.
Existem as Bibliotecas Públicas onde o acesso aos livros e outros materiais costumam ser gratuito, sendo  permitido o empréstimo de livros por um determinado período; as Comunitárias, que geralmente situam-se em bairros da periferia, e nem sempre recebem apoio do Governo; e as Particulares que podem ser mantidas por Instituições de ensino privadas, fundações, instituições de pesquisa ou grandes colecionadores.  
Pesquisas indicam que dentro desse universo a maioria desses usuários não podem visitar frequentemente a sua Biblioteca preferida devido à falta de tempo e os afazeres do dia à dia. Com o intuito de resolver essa demanda muitas Instituições criaram as suas Bibliotecas Ambulantes – Espaço com acesso gratuito a livros no seu local de trabalho, estudo e/ou lazer, contribuindo assim na formação educacional e cultural do leitor.
Ciente da importância de estimular o hábito da leitura e do debate entre o grupo da Terceira Idade a Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj criou em 2014 o Projeto Biblioteca Ambulante da UnATI.Uerj. Idealizada pela Assistente Social Profa. Sandra Rabello de Frias – Coordenadora de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj a B.A. da UnATI.Uerj tem como objetivo estimular a doação de livros, a leitura e a crítica dos mesmos, incentivando assim a democratização de informação e conhecimento através da participação social do idoso.
“A Biblioteca tem o papel de mediadora entre o leitor e o livro. A nossa Biblioteca Ambulante é um local que disponibiliza aos usuários um ambiente de incentivo à leitura, pesquisa, estudo e empréstimos de livros. O nosso acervo ainda é pequeno, mas já temos obras da literatura nacional, estrangeira, infantil, técnicos, auto-ajuda, e revistas.” Contextualiza Sandra Rabello.
Os interessados em participar da B.A. da UnATI.Uerj poderão doar livros, novos e/ou usados, como também solicitar o empréstimo dos mesmos às 2ª, 3ª e 5ª Feiras das 13 às 17h na Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj que funciona na Sala 10.141.2 – 10º Andar do Bloco F no Campus Maracanã da Uerj.




Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo