O 4º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento já tem data definida. Entre os dias 02 e 03 de julho, o Sesc Canoas receberá o evento, que neste ano tem como tema “Envelhecer no mundo contemporâneo: educação, trabalho e intergeracionalidade”. O encontro conta com a participação de pesquisadores destacados nacional e internacionalmente na área da saúde e bem-estar voltados aos idosos, através de palestras, painéis, oficinas e debates. O Seminário é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com patrocínio da São Pietro Saúde e o apoio do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Conectare Neuropsi, Super Cérebro, Senac-RS e Maturilab.

Interessados em acompanhar o evento poderão se inscrever em breve, por valores de R$ 30 para categorias Comércio e Serviços e Empresários do Cartão Sesc/Senac e R$ 40 para público em geral. Professores, estudantes, pessoas com deficiência e idosos pagam meia entrada. Apresentações de trabalhos devem ser encaminhadas à avaliação até 20 de junho para o e-mail seminariosenvelhecimento@sesc-rs.com.br. Confira o regulamento no site www.sesc-rs.com.br/seminariodeenvelhecimento.

Entre os destaques da programação está a palestra “Aumento da longevidade e as dinâmicas nas famílias”, ministrada por George W. Leeson, da Universidade de Oxford (Inglaterra). O professor é diretor do Instituto sobre Envelhecimento Populacional da Universidade de Oxford e abordará o tema considerando a mudança demográfica global e o ser avó, utilizando dados da Pesquisa Global de Envelhecimento de Oxford (GLAS) para entender as mudanças dos papéis dentro da família e as atitudes em relação à família, que causam impacto no ser avó. O encontro está previsto para o dia 02/07, às 10h.

Já no dia 03/07, às 10h, ocorrerá a palestra “A subjetividade do Envelhecer na atualidade”, conduzida por Alejandro Klein, professor pesquisador da Universidade de Guanajuato (México). A atividade pretende tratar das novas subjetividades, identidades e perspectivas de biografia inédita. Além do Seminário, paralelamente, ocorrerá a 5ª Jornada de Educação e Envelhecimento da UFRGS.

Comentar ()

() Comentários


Sobre mim

Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. Este blog é muito biográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver.