Coisas que ganhamos no caminho

Coisas que ganhamos no caminho

agosto 26, 2019 0 Por Thereza Christina Pereira Jorge

Vi um filme “Coisas que perdemos no caminho”, com Guillermo Toro e Hailey Berry. Belíssimo. Desde então comecei a pensar que há coisas que tenho acrescentado a minha vida à medida em que se envelhece. Adaptei a reportagem do MSN.Com e espero que aprovem. Thereza Christina Jorge

Se você quiser mudar a sua vida ou crescer enquanto pessoa, aqui vão algumas maneiras de chegar lá – todas elas com base na ciência! Aqui vão 20 das melhores (e mais divertidas) dicas para ajudar você. As restantes você pode encontrar no link

_______________________

Aprenda uma língua nova

Aprender uma língua nova não apenas vai enriquecer a sua memória e o seu conhecimento, como também vai fazer você se comunicar melhor e se abrir a diferentes culturas e lugares. Isso vai expandir a sua mente!

Faça uma viagem sem ninguém

Se você nunca pegou a estrada sozinho(a), chegou a hora! Viajar sem ninguém junto vai forçar você a sair do casulo e trazer uma série de experiências em um período curto – desde falar com estranhos até aprender a ficar sozinho(a) em espaços públicos.

Escreva uma carta para “você do futuro”

Quer estabelecer metas, mas odeia a ideia de fazer resoluções? Experimente escrever uma carta para “você do futuro”, descrevendo o que você gostaria de estar fazendo daqui a um ano. Abra a carta quando chegar o momento, e então avalie se você conseguiu atingir uma ou alguma dessas metas.

Peça feedback

Aprender a pedir – e depois avaliar – os feedbacks é uma das habilidades mais decisivas que alguém pode adquirir na vida. Ao pegar pensamentos negativos e transformá-los em lições positivas, você vai conseguir expandir seus talentos e ajustar hábitos que podem estar causando prejuízo.

Faça listas de tarefas

Cientistas descobriram que fazer listas de tarefas ajudam o cérebro humano a se manter produtivo e no caminho certo. Assim, vários psicólogos recomendam que se anote praticamente tudo – desde tarefas do dia-a-dia até objetivos de vida. As listas de tarefas também ajudam a trazer clareza e tranquilidade àqueles cérebros que estão sempre correndo.

Ajude os outros

Se quiser conhecer melhor aquilo que toca você, ou então aumentar o seu nível de felicidade diária, ajude os outros. A ciência mostra que essa é a chave para a satisfação na vida.

Deixe as pessoas negativas de lado

Quando as pessoas não têm seus próprios sonhos, elas se tornam seres negativos que trazem uma nuvenzinha preta para o seu dia ensolarado. Você não precisa de alguém assim no seu mundo, ainda mais quando está tentando encontrar as coisas que gosta. Deixe essas pessoas de lado e conheça pessoas que veem a vida de uma maneira mais parecida com a sua.

Tenha um diário

Colocar tinta no papel pode desencadear pensamentos que você nunca imaginou que tivesse, sobre diferentes tópicos – incluindo o que você quer fazer da sua vida, e que coisas fazem realmente sentido para você. Essas páginas de diário não precisam ser longas: umas poucas frases por dia podem ajudar a refletir sobre o que está acontecendo no seu mundo.

Reduza o tempo na frente das telas

Por que passar horas do seu dia passando pelas fotos de amigos, conhecidos e celebridades, quando você pode pular para o mundo offline e construir a vida dos seus sonhos. Você vai ver que, fazendo isso, o lado negativo da vida e o olhar dos outros vão perder importância.

Ouça um novo podcast

A maneira mais rápida e conveniente de aprender algo novo hoje em dia é ouvindo a um podcast. Em meia hora, você pode descobrir uma nova paixão ou se dar conta de que não dá tanta bola assim para algo que achava importante. Como bônus, baixar podcasts é de graça!

Experimente falar em público

Nossos cérebros são programados para odiar falar em público. Mas deixar esse medo de lado pode ter benefícios incríveis. Você vai ver que pode fazer algo que não achava ser possível, e, como resultado, a sua autoconfiança vai aumentar.

PS: Pode ser fazer um brinde a uma pessoa querida.

Dê um tempo

Se você acha que a sua mente não para um segundo, uma maneira certeira de acalmar as coisas e pensar mais claramente é dar um tempo. Pare o que você está fazendo e deixe a sua mente relaxar e reiniciar. Você vai se surpreender com o que vai descobrir nos momentos de contemplação. 

PS: Há um livro bárbaro da Editora Vozes para isso: A Alma Precisa de Tempo.

Advirta alguém sobre seu mau comportamento

Você vai tornar o mundo um lugar melhor ao advertir as pessoas por seu mau comportamento. Como bônus, você também vai crescer pessoalmente, economizar dinheiro e sentir mais poder. Não tem erro!

PS: com suavidade e desde que a pessoa com quem você comentará é de sua intimidade.

Defenda suas crenças

Ter a confiança para defender aquilo em que se acredita é um talento inestimável. Isso vai fazer você se sentir mais confiante e realizado(a), aumentando o respeito dos outros por você.

Assumir responsabilidade por suas ações

Se você quiser estar 100% no comando da sua vida, é melhor conseguir assumir a responsabilidade pelos seus atos – sejam eles positivos ou negativos. Só assim você vai parar de culpar os outros pelas circunstâncias e ir além delas, se isso for algo que você quiser mesmo fazer.

Defenda a sua Autonomia

Até quando for possível, procure ser independente. Isso evita inclusive a violência psicológica. 

Identifique seus pontos fortes e fracos

Pesquisas mostram que ser capaz de identificar aquilo em que você é forte e as habilidades que precisa desenvolver é imperativo para ter tudo dominado, desde entrevistas de emprego até metas de vida. Analisando seus traços, você também aumenta o autoconhecimento.

Esta notícia é uma adaptação do conteúdo do https://www.msn.com/pt-br/noticias/lifestylesmartliving/50-coisas-para-fazer-e-crescer-enquanto-pessoa/ss-AAGbh6z#image=23