De norte a sul: o Brasil Envelhece

Notícias de Norte ao Sul do país, mostram que o Brasil está engajado no Envelhecimento Ativo

Florianópolis, Santa Catarina
Idosos de Florianópolis e região terão nova sessão de cinema gratuita na próxima terça-feira (12) no Cinemark do Floripa Shopping. Eles vão assistir uma comédia dramática baseada na história de um atleta olímpico da Inglaterra. “Voando Alto” relata as façanhas de Eddie (Taron Egerton), um esquiador que sonha em participar das Olimpíadas.

Depois de ser dispensado da equipe britânica de esqui alpino downhill, Eddie foi para a Alemanha, para fazer um treinamento tardio em salto de esqui. Ele encontra lá o ex-atleta norte-americano Bronson Peary (Hugh Jackman) que trabalha como motorista de trator e tem problemas com o álcool. Peary tem, na chance de ensinar os truques do esporte a Michael, uma forma de redenção. O filme inspira o público a superar desafios e não desistir dos sonhos.

Piauí, Área Rural
A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou na última semana mais uma reunião da ampliação de um dos programas dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O “Viva Idade” agora também está sendo realizado junto aos idosos da zona rural. A primeira reunião foi realizada há um mês atrás na localidade Boa Vista, e na quinta-feira (7) foi a vez da localidade Malhada Alta/Limpo Grande.

Na oportunidade, a Assistente Social do CRAS, Elayne Ribeiro; a Coordenadora do CRAS Andreia Ramos; e a Assistente Social da SEMAS, Clesiana Ramos, prestaram diversos esclarecimentos sobre os direitos dos idosos, a dinâmica dos encontros, o sucesso do grupo Viva Idade e também sobre a carteirinha do idoso.

Elayne Ribeiro lembrou que a decisão de ampliar o programa foi uma solicitação e empenho da primeira dama do município, Andréa Sousa, para que os benefícios do mesmo possam chegar para todos os membros da terceira idade do município. Elayne também destacou que esta ação só foi possível com o auxílio dos Agentes Comunitários de Saúde, como dos ACS’s Luis, Elisa e Andreia que contribuíram nesta segunda reunião realizada na zona rural de Alegrete.

As ações do Viva Idade na zona rural serão realizadas mensalmente, com a participação de profissionais de diversas áreas.

Roraima
Para comprar remédios em Roraima o consumidor terá de desembolsar cerca de 12,5% a mais. Isso porque aproximadamente nove mil medicamentos devem ficar mais caros em todo o país neste mês de abril. Em março, a farmácia popular já havia anunciado um aumento de até cinco vezes mais caro. O reajuste foi autorizado pelo governo federal.
“É complicado”, desabafa a aposentada Natália Carvalho. Segundo ela, não é possível viver na terceira idade sem medicação. “Eu tenho pressão alta, tireóide, varizes. A medicação é necessária”, explica.

Curitiba, Paraná
Moradores da região do Boqueirão contam com mais duas academias ao ar livre, inauguradas no sábado ensolarado (9). As novas academias ficam  na Praça Waldomiro Rauth, em frente ao Terminal do Boqueirão; e na Praça Maestro Fernandes Alves, no bairro Alto Boqueirão. 
Com estes dois equipamentos, o número de academias implantadas nas dez regionais da cidade chega a 191. Nesta gestão foram colocadas em funcionamento 68 novas academias: 12 em 2013, 29 em 2014, 20 em 2015 e, até o momento, 7 em 2016. A meta é chegar a 250 destes equipamentos até o fim de 2016.

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
Em uma parceria com a prefeitura municipal de Monte Belo do Sul a Escola Infoserv está qualificando um grupo de oito pessoas da melhor idade em cursos de informática.
As aulas são ministradas todas as sextas-feiras na Biblioteca Pública Municipal, localizada na própria prefeitura. O curso é oferecido de forma gratuita para os alunos pelo Município de Monte Belo do Sul, por meio da Secretaria de Assitência Social, Trabalho e Habitação e engloba programas como Windows, internet e word. 
O material e as aulas são personalizadas aos alunos de acordo com a sua faixa etária e totalmente práticas. De acorodo com o professor Paulo Dorneles, os alunos são empenhados em aprender a usar o computador e seus programas, assim como saber navegar pela internet. “É gratificante ver o empenho e a força de vontade destas pessoas em querer aprender a utilizar o computador, comenta o professor.

Rio de Janeiro

O cientista  (área da Biomedicina) da Universidade de São Paulo (USP), Augusto Vinholis, realiza, amanhã, 12 de abril, terça-feira, em três horários _ 10h, 15h e 19h, _ a palestra  “Os segredos da Longevidade”, no Hotel Atlântico Copacabana, na Zona Sul do Rio. O evento é aberto ao público.

Durante a conferência, serão abordados os resultados de suas pesquisas sobre recuperação do ser humano em doenças degenerativas com base em uma alimentação naturalista, através dos métodos de Desintoxicação Orgânica. Augusto Vinholis ainda apresentará os riscos da presença de agrotóxicos e condimentos químicos nos alimentos. 

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo