A Escola Chama Extra

bf5cc8ebf015691db62080cb47c21ae9A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), divulgou  edital de seleção para o curso de formação do educador social do envelhecimento humano.O edital oferece um total de 60 vagas e as inscrições devem ser realizadas entre os dias 6 e 10 de março.

O edital é voltado para pessoas idosas, cuidadores de idosos, coordenadores de grupos de idosos e demais interessados em colaborar com o processo do envelhecimento humano, detentores de diploma ou certificado de conclusão do ensino médio.

As inscrições devem ser realizadas das 8h às 12h e das 14h às 16h, na sede da UnATI, localizada na Av. Brasil S/N, Santo Antônio.

Para inscrição do processo seletivo o candidato deverá entregar uma lata de leite que será doada para instituições de cuidados aos idosos.

4aea79f0774b51e6f84954654a28cb0eO processo seletivo será classificatório e constará de avaliação escrita e entrevista que inclui questões relativas às expectativas do curso e entendimento sobre envelhecimento humano.

A capacitação tem uma carga horária total de 300 horas e será realizado, das 13h às 17h, na sede da UnATI de segunda a sexta.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 3 de abril. No ato da matrícula, será solicitado o valor de R$ 30 referente a aquisição da camisa que será usada no curso.

Leia o Edital

http://data.uea.edu.br/ssgp/noticia/1/49644-2.pdf

A Secretaria Municipal do Idoso, por meio dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) das regiões leste e oeste, promove nesta semana mais uma etapa do Curso de Educação Financeira, que tem como objetivo auxiliar os idosos a cuidar melhor de suas finanças, para reduzir o endividamento e reforçar a prevenção contra golpes.

As oficinas são gratuitas e destinadas a idosos com renda de até dois salários mínimos e com idade igual ou superior a 60 anos. Nesta terça-feira (21), às 14 horas, a atividade será realizada no CCI Leste, na Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz. O telefone para contato é o 3375-0307.

Na quarta-feira (22), o curso irá ocorrer, às 14 horas, no CCI Oeste, na Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes (Londrina, Paraná).  Outras informações podem ser obtidas pelo 3375-0334. Para esta etapa da capacitação as vagas já estão preenchidas, mas os interessados em participar de futuras turmas podem procurar o CCI mais próximo de sua residência, pessoalmente ou por telefone, e entrar na fila de espera.

 O curso
Na formação, os idosos recebem orientações sobre educação financeira e previdenciária, uma vez que esta é uma parcela da comunidade mais vulnerável ao endividamento. Dessa forma, o programa aborda essa realidade, ressaltando algumas das razões mais comuns para o endividamento, entre as quais estão o acesso fácil ao crédito consignado ou empréstimos pessoais; forte assédio por parte de bancos e instituições financeiras, somado à falta de informação em relação aos produtos financeiros oferecidos e suas condições de contratação; gastos crescentes combinados com uma possível queda de renda nessa fase da vida; abusos e fraudes, por familiares e instituições financeiras; uso do crédito do idoso por parte de familiares; imprevistos como doença, morte e perda de emprego.

Realização
As oficinas são desenvolvidas em parceria com a Associação de Educação Financeira (AEF-Brasil), uma entidade sem fins lucrativos que coordena e executa ações da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), instituída pelo Decreto Federal 7.397/2010. Desde o início do curso, em setembro de 2016, cerca de 100 idosos já foram capacitados e outros 100 estão em espera, respondendo a fase piloto de questionários. O objetivo é fazer um mapeamento dos resultados, obtidos por meio do mesmo trabalho que vem sendo desenvolvido em vários municípios brasileiros, para a articulação e desenvolvimento de políticas públicas voltadas à população idosa.

Bonde, Globo, Alertas do Google
ilustrações Pinterest

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo