Feira de Artesanato do Idoso em Macaé, RJ

Panos de prato bordados, bonecas de pano, almofadas, porta-batom e peças em crochê, fuxico e madeira produzidas pelos idosos vinculados ao Centro de Convivência do Idoso (CCI) e 17 grupos da terceira idade do município, começaram a ser comercializados neste sábado (16), durante lançamento da Feira de Artesanato “Idoso Fazendo Arte”, no Mercado de Peixe.
A feira, que funcionará todo sábado, sempre de 8h às 15h, conta com produtos a partir de R$ 8. O objetivo é valorizar e divulgar o trabalho dos idosos, melhorando a renda familiar. Para a presidente do Conselho do Idoso, Marilea Ramos, a ação visa ainda levar novos integrantes para os grupos.
Ela acrescenta que a cada final de semana haverá uma atividade diferente para que a população também possa interagir. “No próximo sábado vamos promover, além da venda e da exposição dos produtos, uma oficina de artesanato na qual qualquer pessoa poderá participar”, disse, lembrando que os trabalhos vendidos na feira são confeccionados nas oficinas do CCI e nos grupos da terceira idade.
A professora de arte do CCI, Edna do Amor Divino, ressaltou que feira é a oportunidade dos idosos mostrarem seus trabalhos. “A maioria das peças produzidas por eles ficavam guardadas, não havia um local para expor. Agora ficarão mais motivados e irão confeccionar cada vez mais”, observou.
A iniciativa, uma parceria do Conselho Municipal do Idoso, secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, por meio da subsecretaria de Pesca, chamou a atenção de vários clientes que faziam suas compras no Mercado de Peixes.
Foi o caso da turista de Goiás, Naiara Peixoto, que estava comprando camarões e não resistiu e levou vários produtos. “Gosto muito de artesanato, é uma arte que deve ser valorizada. Alem de levar para minha casa, também irei presentear amigos e familiares”, contou.
A dona de casa, Daniela Monteiro, que sempre vai ao Mercado, adorou a novidade. “A exposição mostra a capacidade dos idosos de confeccionar peças lindas, e ainda, ter uma grana extra. Já vou passar para os amigos”, garantiu.
Para a subsecretária de Pesca, Rizete Ribeiro, a feira estimula a atividade local e fortalece o comércio do Mercado de Peixe. “Estamos fazendo diversas parcerias para a ocupação dos espaços, que possam agregar valor ao pescado”, finalizou.

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo