Final de ano light, ceias mais saudáveis

Final de ano light, ceias mais saudáveis

dezembro 13, 2019 0 Por Thereza Christina Pereira Jorge

 

Eventos a mil, Natal e Réveillon: manter o foco nas celebrações de final do ano é um desafio. Mas é possível fazer substituições simples e ter opções mais saudáveis para as festas. De acordo com as nutricionistas da Magrass, Ana Paula Corteze Ott, Gabrielle Silva Santini e Karla Dayana da Silva, para manter a forma sem deixar de comer os pratos tradicionais da época, é importante trocar alguns ingredientes.

A proposta da Magrass – a maior rede de Emagrecimento Saudável e Estética de Resultado da América Latina – é exatamente essa: a introdução de uma alimentação natural e saudável em todas as ocasiões, fazendo com que, de uma forma natural, ocorra mudanças de hábitos. “Para isso, foi desenvolvido um programa nutricional com trocas inteligentes: são priorizados alimentos com baixo índice glicêmico, (mantendo os níveis de açúcar no sangue controlados) e ricos em proteínas, fibras, vitaminas e minerais”, explicam as nutricionistas. Desta forma, o programa oferece a proporção correta de macronutrientes (aqueles que fornecem energia, como carboidratos, gorduras e proteínas) e micro nutrientes (minerais e vitaminas)”.

Com isso ocorre o controle de saciedade, ajuste natural do peso e melhora da composição corporal.

Confira aqui três opções especiais: dois pratos principais e uma sobremesa com ingredientes naturais e nutritivos.

 

ARROZ CREMOSO DE FORNO 

Nessa opção, o arroz tradicional, que aumenta a glicemia, é substituído por arroz de couve-flor. E em vez das uvas passas –  muito usadas nesta época -, que são ricas em açúcares, inclui-se quinoa e legumes. Com isso, é possível preparar um prato nutritivo, sem perder o sabor do tradicional natalino.

 

Ingredientes:

·         4 xícaras de chá de arroz de couve-flor

·         100 de lombo cozido e desfiado

·         1 cenoura ralada

·         1 xícara de cottage

·         1 copo de leite desnatado

·         2 colheres de sopa de salsa (ou salsinha) picada

·         2 unidades de ovos

·         1 copo de requeijão

·         Sal e pimenta-do-reino a gosto

·         2 colheres de sopa de queijo parmesão para gratinar

Modo de preparo:

Triturar a couve-flor no processador. Em uma tigela, misturar o arroz de couve-flor já triturado ou picado, o cottage, o lombo cozido e desfiado, a cenoura ralada e a salsa. Colocar em um refratário untado com manteiga. No liquidificador, bater os ovos, o leite substituto, o requeijão, o sal e a pimenta. Despejar sobre o arroz. Salpicar o queijo parmesão sobre a mistura.  Assar em forno, preaquecido, a 200 °C durante 30 minutos ou até dourar.

 

LOMBO SUÍNO COM ABACAXI

O lombo suíno é um prato tradicional de Réveillon, pois o porco é um animal que anda pra frente, que, na cultura popular, significa sorte, trazendo um ano rico em novas conquistas. Por isso, foi escolhido como uma sugestão para a época. A dica é adicionar o abacaxi que combina com esse tipo de carne e substitui o adocicado das frutas cristalizadas e das passas.

Ingredientes:

  • 1 lombo de porco
  • 1 abacaxi médio
  • Suco de 1 limão
  • 1 colher de café de colorau
  • 3 colheres de sopa de salsinha
  • Folhas de louro a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Fazer alguns cortes no lombo para que possa ser colocado as fatias de abacaxi. Não cortar até o final, deixar 1 a 2 cm. Em um recipiente misturar o colorau com o suco do limão, as folhas de louro e o sal. Limpar o abacaxi e cortar em fatias. Depois passar o tempero no lombo inteiro e coloque as fatias de abacaxi nas aberturas do lombo. Untar uma forma, colocar o lombo, despejar o restante de tempero sobre o lombo. Cobrir com papel alumínio. Assar em forno preaquecido por cerca de 40 minutos, retirar o papel e deixar dourar. Depois de assado, colocar o lombo em uma travessa.

Dica: Cozinhar alguns legumes separadamente para decorar a travessa e, para finalizar, salpicar salsinha por cima do lombo. Servir logo em seguida.

 

CHOCOTONE

Boa opção de sobremesa para as festas, essa receita de Chocotone substitui as farinhas brancas por farinhas ricas em fibras, e o chocolate rico em açúcar e a gordura hidrogenada por chocolate zero açúcar. Assim, é possível ter uma opção saudável sem perder o sabor.

 

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • Uma pitada de sal
  • 1 colher de chá de goma xantana
  • 1 /2 xícara de adoçante xylitol ou algum da sua preferência
  • 1 colher de sopa de fermento químico para bolo
  • 1 xícara de farelo de aveia
  • 1 xícara de farinha de aveia
  • 1 forma para panetone
  • 3 colheres de gotas de chocolate zero açúcar
  • 150g de chocolate zero açúcar
  • 2 colheres de sopa de nata
  • 1/3 de xícara de essência de panetone receita abaixo ou 1 colher de essência de panetone pronta

Modo de preparo:

Em uma tigela, colocar as 6 gemas, lembre-se de tirar a película da gema. Colocar uma pitada de sal, a essência de panetone, o adoçante, e a goma xantana. Misturar tudo com um fuet. Colocar o fermento em pó químico. Vai ficar um creme bem fofo. Na sequência adicionar as farinhas e misturar com leveza. Bater separadamente as claras em neve e misturar delicadamente à massa. Colocar na forma de panetone, salpicar com as gotas de chocolate e deixar a massa descansar por 10 minutos, isso fará o panetone crescer e ficar fofinho.

Após esse processo levar para assar em forno pré-aquecido à 180 graus por 30 minutos. Após tirar o panetone, deixar esfriar de cabeça para baixo, isso irá fazer ele não diminuir de tamanho. Após frio, ainda de cabeça para baixo tirar a base com cuidado e fazer uma rodela no centro tirando a tampa e reservando. Cavar bem o panetone e tirar o centro para rechear com o ganache de chocolate. Após rechear colocar novamente a tampa e virar o panetone para poder cortar.

Uma exceção: pudim de pão da minha bisavó

Ingredientes (6 porções)

2 1/2 xícaras (chá) de pão cascudo e amanhecido picado em cubos 2 xícaras (chá) de leite

1 e 1/3 de xícara (chá) de açúcar 2 colheres (chá) de essência de baunilha

1 pedaço de uns 3 cm de canela em pau

1/4 de colher (chá) de noz-moscada 1 pitada de cravo em pó

1 pitada de sal

25g de manteiga

1 colher (sopa) de raspas de limão 2 colheres (sopa) de vinho do Porto 2 ovos

1/3 de xícara (chá) de uva-passa Manteiga pra untar e açúcar e canela pra polvilhar

Preparo

1. Coloque o pão numa tigela grande e reserve.

2. Aqueça numa panela média o leite, o açúcar, a baunilha, a canela, a noz-moscada, o cravo, o sal e mexa até dissolver. Quando ferver,

junte a manteiga e as raspas de limão e despeje sobre o pão.

3. Deixe repousar por 10 minutos, enquanto o forno aquece a 180°C.

4. Unte com manteiga e polvilhe com açúcar e canela o refratário que irá à mesa.

5. Acrescente o vinho, os ovos e as passas ao pão, descarte a canela em pau, e coloque no refratário. Asse por uns 40 minutos, até que o pudim esteja bem dourado e, enfiando um palito no centro, ele saia limpo.

6. Polvilhe com açúcar e canela e sirva com sorvete.

* Sugestão da chef: se quiser substitua o vinho Porto por outra bebida de sua preferência, como cachaça ou licor.

Heloisa Bacellar

O Estado de S. Paulo