O médico receitou biomassa de banana …

O médico receitou biomassa de banana …

abril 26, 2017 0 Por Thereza Christina Pereira Jorge

 

O médico receitou biomassa de banana …  para ajudar a diminuir a taxa do colesterol.  E ela tem ajudado para  diminuir a fome.

A biomassa de banana verde ajuda a emagrecer e a reduzir o colesterol porque é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido pelo intestino e que funciona como uma fibra que ajuda a controlar a glicemia, reduzir o colesterol e dar mais saciedade após a refeição.

A biomassa de banana verde traz benefícios para a saúde como:

  • Ajudar no emagrecimento, pois é pobre em calorias e rica em fibras que dão a sensação de saciedade;
  • Combater a prisão de ventre, por ser rica em fibras;
  • Combater a depressão, por ter triptofano, uma substância importante para formar o hormônio serotonina, que aumenta a sensação de bem-estar;
  • Diminuir o colesterol alto, pois ajuda a reduzir a absorção de gordura no organismo;
  • Prevenir infecções intestinais, pois mantém a flora intestinal saudável.

Para obter seus benefícios, deve-se consumir 2 colheres de sopa de biomassa por dia, que pode ser feita em casa ou comprada pronta em supermercados e lojas de produtos naturais.

Fermentação do amido resistente

O amido resistente é um tipo de carboidrato que o intestino não consegue digerir, e por isso ele ajuda a reduzir a absorção de açúcares e gorduras dos alimentos. Ao chegar no intestino grosso, o amido resistente é fermentado pela flora intestinal, o que ajuda a prevenir problemas como prisão de ventre, inflamação intestinal e câncer de cólon.

Diferentemente de outros alimentos, a fermentação intestinal do amido resistente não provoca gases nem desconforto abdominal, permitindo um maior consumo da biomassa de banana verde. Além disso, é importante lembrar que apenas a banana verde possui o amido resistente, pois ele vai sendo quebrado em açúcares simples como frutose e sacarose à medida que o fruto vai amadurecendo.

Como fazer biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde pode ser guardada na geladeira por até 7 dias ou no congelador por até 2 meses.

Ingredientes

  • 5 bananas nanicas verdes, de preferência orgânicas
  • Água

Modo de preparo

Lavar bem as bananas e colocá-las ainda com casca numa panela de pressão com água suficiente para cobrir todas as bananas. Levar ao fogo e deixar cozinhar na pressão por 8 minutos, deixando a panela esfriar naturalmente até perder a pressão. Retirar as cascas e bater a polpa ainda quente no liquidificador, guardando em seguida em pequenas porções na geladeira ou no congelador.

Informação nutricional e como usar

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de biomassa de banana.

Quantidade em 100 g de biomassa de banana verde
Energia: 64 kcal
Proteínas 1,3 g Fósforo 14,4 mg
Gordura 0,2 g Magnésio 14,6 mg
Carboidratos 14,2 g Potássio 293 mg
Fibras 8,7 g Cálcio 5,7 mg

Pode-se usar a biomassa de banana verde em vitaminas, sucos, patês e massas de pães ou bolos, além de alimentos quentes, como mingau de aveia, caldos e sopas.

Nutricionista
Abril 2017