Ponto pra Itaboraí, Rio de Janeiro

O jornal Extra Online publicou esta notícia (com a foto abaixo) e eu  adorei saber. Tenho um carinho especial pela cidade. 
Depois de 10 anos de jornalismo  eclesiástico, fui assessora de Comunicação do prefeito Cosme Salles. Adorava sair de Niterói, onde morava na época, e ir até o Centro, onde fica a Prefeitura. Só prédios com 3 séculos e bem conservados.
Thereza Christina Jorge


“Quando tinha apenas 10 anos, a aposentada Valdemarina dos Santos, hoje com 60, apanhou do pai no primeiro dia de aula. Ele dizia que a menina queria aprender a ler e escrever para se comunicar com o namorado através de cartas. A educação foi proibida: uma violenta injustiça. A menina desejava virar guitarrista. Meio século depois, a jovem senhora retomou os planos e voltou a estudar, no Centro de Itaboraí, na primeira escola exclusiva para idosos do Brasil.
Criada em 2014, a Escola municipal do Idoso, anexa à Therezinha de Jesus Pereira da Silva, recebeu, no fim do ano passado, a visita de representantes do Ministério da Educação. Eles foram conferir de perto como funciona o projeto “Vida em Movimento” que oferece aulas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental para 57 pessoas a partir dos 50 anos. O projeto é levar a ideia para outras cidades.
— O ser humano nunca deve deixar de sonhar. A vida me impediu por muitos anos de estudar, mas sempre tive esperança de que um dia isso se tornaria realidade. Quero me formar e depois fazer um curso de música, de guitarra. E se Deus permitir ainda faço uma faculdade — planeja Valdemarina, que ainda não escolheu o curso:— Mas tem que ser algo para ajudar outras pessoas.”

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo