É preciso deixar claro que é fundamental saber o que está ocorrendo no mundo. Porém, proteger a saúde mental também deve ser uma tarefa sua, visto que é impossível ajudar os outros quando nos encontramos exaustos, estressados e ansiosos.

Comece a filtrar notícias negativas

É preciso deixar claro que é fundamental saber o que está ocorrendo no mundo. Porém, proteger a saúde mental também deve ser uma tarefa sua, visto que é impossível ajudar os outros quando nos encontramos exaustos, estressados e ansiosos. Um estudo publicado no Health Communication concluiu que consumir notícias ruins ou visualizar apenas conteúdos negativos no feed da sua rede social pode piorar a sua saúde mental e física. Conforme o estudo, a exposição em excesso a esse tipo de notícia pode fazer com que as pessoas fiquem em estado constante de alerta, criando uma concepção de um mundo perigoso e caótico.

Essa dinâmica pode fazer com que a experimentação de sentimentos e emoções negativas fique cada vez mais constante. Dessa forma, uma das maneiras de controlar essa compulsão por notícias ruins é controlar o tempo que você usa seu smartphone e acessa esse tipo de conteúdo. Além disso, também é possível desligar as notificações do seu aplicativo, para não receber mais alertas com notícias desagradáveis.

Comece a consumir outros tipos de conteúdo, como podcasts e audiolivros
Atualmente, o vício em consumir notícias negativas é um problema pelo qual muitas pessoas estão passando, inclusive no Brasil. Desse modo, uma das maneiras de fugir dessa bolha é começar a consumir conteúdo em outros formatos, como podcasts e audiolivros. Assim, você pode acompanhar outros tipos de discussões.

Uma dica interessante é consumir podcasts que contenham conselhos de autoajuda, sabedoria ou falem de outros conteúdos positivos. De fato, acabar com a negatividade se torna muito mais fácil quando começamos a ouvir pessoas inteligentes falarem sobre coisas incríveis da vida.

Volte suas atenções para as coisas positivas
Quando estamos rodeados de informações negativas que estão atrapalhando a nossa saúde mental, a melhor decisão a se tomar é se distanciar dessas intempéries. Desse modo, mergulhar nas positividades da vida torna-se uma ótima maneira de conseguir fugir desse ciclo.

Nesse sentido, um mergulho na natureza pode ser extremamente benéfico para o bem-estar, reduzindo drasticamente o estresse. E se você não possuir tempo para passear no parque, ir à praia ou acampar, pode fazer uma “fuga virtual”. Nesse caso, procure por aplicativos que te permitam ouvir e explorar virtualmente pontos turísticos e lugares conhecidos. Essas dicas podem te ajudar a se proteger contra o consumo excessivo de notícias ruins.

É preciso deixar claro que é fundamental saber o que está ocorrendo no mundo. Porém, proteger a saúde mental também deve ser uma tarefa sua, visto que é impossível ajudar os outros quando nos encontramos exaustos, estressados e ansiosos.

Legenda da ilustração: “Em caso de dúvida, pesquise na biblioteca”.

 

rotasdeviageem.com.br

Compartilhe isso: