Sucessivas doses de reforço podem enfraquecer sistema imunológico, diz Agência

Autor(a):

A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) alertou que as sucessivas administrações de doses de reforço contra a Covid podem enfraquecer o sistema imunológico e não ser viáveis.

As doses de reforço “podem ser dadas uma vez, ou talvez duas, mas não é algo que podemos pensar que deve ser repetido constantemente”, afirmou Marco Cavaleri, responsável pelo departamento de Estratégia de Ameaças Biológicas para a Saúde e Vacinas da EMA, durante a conferência de imprensa, citado pela Bloomberg.

Nesse sentido, o responsável aponta que “não podemos continuar a dar uma dose de reforço a cada três ou quatro meses“, dado que isso pode, eventualmente, desencadear um enfraquecimento da resposta imunitária dos cidadãos e causar fadiga na população. “É claro que quando se trata de pessoas vulneráveis e de imunodeprimidos, a situação será um pouco diferente, realmente, para os imunodeprimidos será de esperar que uma quarta dose seja necessária”, afirmou.

Assim, Marco Cavaleri defende que deve ser feita uma avaliação “abrangente” para que se possa determinar “qual poderá ser a melhor estratégia para a vacinação ao longo do tempo” para a população em geral. “Precisamos de pensar de que modo podemos fazer a transição do atual cenário de pandemia para um cenário mais endêmico”, sinalizou.

Estas declarações surgem num momento em que Israel já deu “luz verde” à administração de uma quarta dose de reforço para a população mais vulnerável, se tornando o primeiro país a fazer. (Janeiro de 22)

https://www.istoedinheiro.com.br/sucessivas-doses-de-reforco-podem-enfraquecer-sistema-imunitario-diz-agencia/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *