Olá Amigos(as)

Todos os anos comemoramos o Dia das Mães. Sabemos que essa data é muito importante e especial, não só para quem é Mãe, mas também para quem é Filho e/ou Filha já que é muito prazeroso relembrar e ressaltar o quão importante é a figura da Mãe na vida de todos nós.

E para celebrar esta data tão especial, todos os anos, o Grupo de Representantes Gerais dos Alunos da UnATI.Uerj preparam  uma bela programação que este ano contará com uma Missa & um Super Baile.

A Missa será celebrada na 4ªFeira Dia 08/05/2019 – 9h na Capela Ecumênica – Andar Térreo da Uerj Campus Maracanã, onde teremos como homenageada – Representando as Mães Alunas da UnATI.Uerj – a Aluna Marina de Jesus Pinto Lima – de 96Anos Aluna da UnATI.Uerj desde 1996 , na foto.

Fechando as comemorações do mês de Maio.2019 o Grupo esta produzindo um Super Baile Flahsback Ao Vivo – Com o com o Cantor Ney Galvão – no Dia 30/05/2019 – 17h no Salão Nobre do Tijuca Tênis Clube com convites individuais já sendo vendidos a R$25,00 com o Grupo de Representantes dos Alunos da UnATI.Uerj.

Trouxemos então, algumas curiosidades para que você saiba um pouco mais sobre esta data! Encontramos na Grécia Antiga os primeiros indícios de comemoração desta data. Os Gregos prestavam homenagens a Deusa Rhea, Mãe comum de todos os seres. Neste dia, os Gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem homenagens à Deusa.

Podemos encontrar uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais na Inglaterra do Século XVII. Era o “Domingo das Mães”. Durante as Missas, os Filhos entregavam presentes para suas Mães. Aqueles Filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas Mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as Mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.

No Século XX, nos Estados Unidos, a idéia partiu da Americana Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua Mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as Mães. Três anos depois, em 10/05/1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente Família e Amigos.

Nas diferentes localidades do mundo, a comemoração é feita em Dias Diferentes. Na Noruega é comemorada no 2º Domingo de Fevereiro; na África do Sul e Portugal no 1º Domingo de Maio; na Suécia no 4º Domingo de Maio; no México tem uma data fixa dia 10 de Maio. Na Tailândia no dia 12 de Agosto, em comemoração ao Aniversário da Rainha Mom Rajawongse Sirikit. Já em Israel não existe um dia próprio para as Mães, mas sim um Dia para a Família.

No Brasil, a comemoração se da sempre no 2º Domingo de Maio, este ano no dia 12/05. A  introdução da data surgiu no Rio Grande do Sul, em 12/05/1918, mas a oficialização se deu por decreto no Governo de Getúlio Vargas, que em 05/05/1932 incluiu a data no calendário oficial da Igreja Católica por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros Câmara.

Logo, aproveitando o ensejo a Direção Geral da UnATI.Uerj já deseja a toda a sua Equipe, Coordenadores/Professores, Alunos da Especialização, Alunos da Terceira Idade, Familiares, Colaboradores, Parceiros e Amigos um maravilhoso Dia das Mães!

Att, Marcos Teodoro

Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj 

Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação Social Matr.26922-5
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Aberta da Terceira Idade

Assessoria de Comunicação Social
Tel. 2334.0053/ 2334.0131/ 2334.0168/ 2334.0604

 

Comentar ()

() Comentários


Sobre mim

Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. Este blog é muito biográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver.