Alimentação adequada favorece a qualidade do sono  

image002Alimentos ricos em triptofano, como leite, combinados com alimentos fontes em carboidratos, como torradas, colaboram para uma boa noite de sonoAlimentação adequada favorece a qualidade do sono

Alimentos ricos em triptofano, como leite, combinados com alimentos fontes em carboidratos, como torradas, colaboram para uma boa noite de sono

Dormir bem é um desafio e o brasileiro está entre os povos que dormem menos. De acordo com pesquisa publicada no website Sciense Advances (2016), temos como hábito cerca de sete horas e meia de sono por noite, o que está abaixo da média dos 20 países pesquisados. O país com pior classificação foi o Cingapura, com sete horas e vinte e quatro minutos e com maior classificação foi a Holanda com oito horas e dezesseis minutos de sono. Fatores como problemas familiares e financeiros, estresse e dificuldade de se desligar de aparelhos eletrônicos são apontados como principais razões para as noites mal dormidas.

A alimentação equilibrada é uma das alternativas para ter uma noite tranquila, explica Aretha Magalhães, nutricionista da Equilibrium, consultoria da Marca Fortaleza. E a ceia, aquele lanchinho algumas horas após o jantar, pode ser uma ótima ajuda.

Alimentos fonte de triptofano, como leite e derivados, ajudam na produção da serotonina, um neurotransmissor que, entre outras funções, favorece o relaxamento e induz naturalmente ao sono. Para o triptofano atuar de forma mais eficiente é preciso que seja consumido combinado com alimentos fontes de carboidrato, como torradas, pois o carboidrato ajuda a melhorar a disponibilidade de triptofano para síntese de serotonina. ”Torrada com margarina ou geleia e leite morno com canela é um ótimo exemplo de lanche noturno para ajudar no sono”, explica Aretha.

Confira outras dicas da nutricionista para dormir bem a noite inteira e uma deliciosa receita de geleia de pera, sugerida pela Marca Fortaleza, para acompanhar torradas, leite morno ou um chazinho de camomila.

Crie uma rotina e procure dormir e acordar sempre no mesmo horário;
Modere o uso de aparelhos eletrônicos perto do horário de dormir;
Pratique alguma atividade física;
Técnicas de relaxamento e respiração também favorecem o sono.

Como fazer Geleia de Pera

Ingredientes
1 kg de pera descascada e cortada em pedaços;
300g de açúcar
suco de um limão
5 colheres de sopa de água

Modo de preparo:

Passo 1 – Coloque todos os ingredientes no fogo.

Passo 2 – Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo até reduzir bastante e virar geleia (aproximadamente 2 horas).

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

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