Boletim Eletrônico da UnATI.Uerj _ agendas dos dias 25 e 27/3

março 22, 2019 0 Por Thereza Christina Pereira Jorge

 

 

Olá Amigos(as)

Estatuto do Idoso – Tema de Abertura do Ciclo de Debates de 2019 do Grupo de Estudos Pedagógicos da UnATI.Uerj #2ªFeira – Dia 25/03/2019.

No Brasil, o Estatuto do idoso- de iniciativa do Projeto de Lei nº3.561/1997 de autoria do então Deputado Federal Paulo Paim – foi fruto da organização e mobilização de Aposentados, Pensionistas e principalmente Idosos vinculados à Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas.Coabap.
Só após (07)Anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em Setembro de 2003 e sancionado pelo Presidente da República no mês seguinte, ampliando os Direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso – Lei de 1994 que dava algumas garantias à Terceira Idade – o Estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da 3ªIdade.

O Estatuto tem como objetivo garantir dignidade a todas as pessoas acima dos 60 anos de idade, zelando pelo cumprimento dos seus direitos por parte do Estado, já que nele estão regulamentadas as Políticas Públicas e o controle das ações de atendimento ao Idoso.

E para debater todas as nuances de um tema tão relevante da nossa Sociedade o 1ºGrupo de Estudos Pedagógicos do Centro de Convivência da UnATI.Uerj, Coordenado pela Pedagoga Profa. Célia Sanches – Coordenadora Pedagógica do Centro de Convivência da UnATI.Uerj da 2ªFeira Dia 25/03/2019 falará sobre “O Estatuto do Idoso”.

Os Grupos de Estudos Pedagógicos do Centro de Convivência da UnATI.Uerj tem como objetivo conceituar e caracterizar o processo de aprendizagem, discutindo criticamente os aspectos  políticos, psicológicos e psicossociais da Educação, e acontecem sempre na última 2ªFeira de cada mês às 14h na Sala 10146 da UnATI.Uerj – 10ºAndar – Bloco F – Uerj Campus Maracanã.

Com o intuito de promover a atualização de conhecimentos e a troca de saberes culturais para todos envolvidos nos debates, a participação nos Grupos não necessita de inscrição prévia e serão fornecidos Certificados com carga horária ao final do encontro. Vale a pena conferir!

Aula Inaugural da UnATI.Uerj de 2019 Abordará O Grande Tema do Século 21 “Quais os Caminhos Para Envelhecer Bem?!” Na 4ªFeira – Dia 27/03/2019.

A experiência de ter vivido longos anos, alcançado conquistas e construído vitórias deve ser prazeirosa e rodeada de boas lembranças. Para que a qualidade de vida também esteja presente na vida dos mais velhos, o Envelhecimento com baixa suscetibilidade a doenças, boa capacidade funcional e ativo é o caminho para que as pessoas encontrem o seu potencial para o bem-estar físico, social e mental em qualquer estágio da vida.

Até bem pouco tempo Envelhecimento era sinônimo de doença e sabe-se que esse conceito está absolutamente ultrapassado, porém a decisão de ter um Envelhecimento saudável depende das escolhas pessoais. O alerta é de que alguns cuidados devem ser incorporados ainda na juventude, como cessar hábitos como tabagismo e sedentarismo, para que os mesmos não interfiram negativamente possibilitando assim um Envelhecimento com saúde e qualidade de vida.

Aceitar o processo normal do Envelhecimento faz com que a pessoa tome as atitudes necessárias para ter saúde por toda a vida e este conceito vem movendo Especialistas & Estudiosos da área da Gerontogeriatria a recomendarem alguns hábitos saudáveis para um Envelhecimento bem sucedido como: A Prática de exercícios físicos regulares, Dieta equilibrada livre de gorduras saturadas e com pouco sal, Sono de boa qualidade, Controle das doenças crônicas, Controle do stress, Rotina de consulta de exames preventivos, entre outras coisas.

Tendo a consciência de que este é o grande tema do Século 21, a Direção Geral da UnATI.Uerj convidou a Médica Geriatra Dra. Ana Cristina Canêdo – Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção.Rj e o Dr. Almir Oliva Diretor de Gerontologia também da Sbgg.Rj para serem os Palestrantes da Aula Inaugural da UnATI.Uerj que se realizará na 4ªFeira Dia 27/03/2019 – 14h no Auditório 91 – 9ºAndar Bloco F  da Uerj Campus Maracanã.

Sob o Título “Quais São os Caminhos Para Envelhecer Bem?!” – segundo Ana Cristina – a Palestra abordará o conceito do que seria “Envelhecer Bem”, bem como os principais fatores a serem trabalhados para que se tenha um “Envelhecimento Saudável” e bem sucedido.

A Aula Inaugural da UnATI.Uerj acontece todos os anos e tem como objetivo celebrar o retorno aos bancos escolares dando início ao ano letivo e aos boas vindas aos Coordenadores/Professores, e aos Alunos novos e antigos da UnATI.Uerj.  Como outros eventos da UnATI.Uerj a entrada é franca não necessitando de inscrição prévia.

Contamos com a presença de todos!

Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação Social Matr.26922-5
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Aberta da Terceira Idade
Assessoria de Comunicação Social
Tel. 2334.0053/ 2334.0131/ 2334.0168/ 2334.0604
Facebook.com/unatiuerj
Twitter.com/unatiuerj
www.unati.uerj