Brasil Idoso


Destaque: o Brasil todo se mobilizou com ações para chamar a atenção para o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído pela Organização Mundial da Saúde e comemorado ontem, 15 de junho.


Nova Iguaçu, RJ – idosos isentos de IPTU

Cem idosos, moradores de Nova Iguaçu, vão receber nesta sexta-feira (17) certificados de isenção de cobrança de IPTU. A entrega será realizada na Subsecretaria de Economia e Finanças. O documento precisa ser renovado de dois em dois anos para que o proprietário do imóvel não perca o direito previsto em lei municipal.
De acordo com a Prefeitura, foram oferecidas 599 isenções aos idosos que cumpriram as exigências da legislação.
Para ter direito a isenção, que é intransferível, é necessário cumprir os seguintes requisitos: ter mais de 60 anos, ter apenas um imóvel no município e morar nele, além de não possuir débitos e ter renda de até dois salários mínimos (atualmente R$ 880,00).


Marília, São Paulo – kits para atividade física


Grupos da terceira idade, ligados às unidades de saúde da zona norte, receberam na última semana kits de equipamentos para atividades físicas. A entrega aconteceu durante um café da manhã no Nikkey Clube. No total, foram 250 kits.
Receberam os kits na sexta-feira integrantes dos grupos: UBS Santa Antonieta, UBS JK, UBS São Judas, UBS Castelo Branco, UBS São Miguel, ESF Distrito de Padre Nóbrega, ESF Aniz Badra, ESF Julieta, ESF Jardim Renata, ESF Santa Antonieta II, ESF Parque das Nações, ESF Distrito de Rosália, ESF Jânio Quadros, ESF Figueirinha, ESF Primeiro de Maio.

Os kits são compostos por pesos de um quilo, colchonetes, bastões, camisetas para identificar os grupos, caneleiras, além de um aparelho de som para animar as atividades físicas da terceira idade. Do site Marília Global

Campos Gerais, Paraná – novas academias públicas

Equipamentos já estão em fase de instalação. Prefeitura ainda prevê rampas de acesso em locais de desnível.
Estão em fase de instalação os equipamentos das novas academias da terceira idade  destinadas à Vila Edith, Jardim Matarazzo e Vila Kenedy, em Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais do Paraná.
No Jardim Matarazzo, a nova academia fica na Praça Alvino Prado e, na Vila Kenedy os aparelhos ficarão na Praça Silas Gerson Ayres. A academia do Jardim Edith fica ao lado da quadra poliesportiva do bairro.
As bases onde serão fixados os equipamentos serão constituídas de pavimentação em concreto e, nos locais onde há desnível, está prevista a construção de rampas de acesso, incluindo conjunto de guarda-corpo e corrimão.
Além de pavimentação em concreto, as bases para fixação dos equipamentos terão acessibilidade e mobiliários urbanos, como banco, postes de iluminação e lixeiras.


Bahia _ A Moeda da Solidariedade

Universitários se mobilizam para ajudar idosos em Feira de Santana
Duas vezes por semana, cerca de 20 estudantes se dividem em atividades de promoção da saúde e lúdicas com os internos do Lar
Movidos pelo espírito de solidariedade, estudantes dos cursos de Psicologia, Nutrição e Fisioterapia da Universidade Salvador (UNIFACS) de Feira de Santana se uniram para ajudar o Lar Irmão Velho, situado no bairro de Santa Mônica. Duas vezes por semana, cerca de 20 estudantes se dividem em atividades de promoção da saúde e lúdicas com os internos do Lar.

O Lar, que cuida de 60 idosos, passa por diversas dificuldades receber apenas ajuda a título de filantropia. Pensando nisso, os estudantes promovem diversas atividades de recreação, orientação alimentar, arte educação, respiração, exercícios físicos, oficinas de dança e integração, além de ensinar como os idosos mais ativos podem ajudar a cuidar dos que estão mais necessitados.

Para Anelize Gimenes, coordenadora do curso de Fisioterapia e gestora dos projetos de extensão em saúde da Unifacs – Campus Feira de Santana, é de suma importância inserir os alunos desde o primeiro semestre da graduação na atividadede promoção da saúde. “Para mim, esse é o grande diferencial da Unifacs. O estudante tem a oportunidade de desenvolver suas competências e habilidades desde o começo. Isso promove a humanização precoce desses futuros profissionais”, comenta professora.
Compacto da Tribuna da Bahia


Centro-Oeste, Tocantins, Alegria contra a Violência


Doutores da Alegria alertam idosos a denunciarem qualquer tipo de violência ou abuso
Em alusão ao 15 de junho, Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, o Hospital Regional de Paraíso, em parceria com as secretarias de Assistência Social e Saúde, realizou o 2º Mobiliza, no Centro de Convivência dos Idosos, na tarde desta quarta-feira. “O movimento tem por objetivo chamar a atenção para as violências que podem ser praticadas contra os idosos e que são caracterizadas como física, sexual, financeira, emocional ou comportamental”, explicou Fátima Guimarães, membro do corpo administrativo do HRP.
A ação, idealizada pela Secretaria de Saúde do estado do Tocantins, teve a presença animada dos Doutores da Alegria, que entreteram os idosos com dinâmicas e brincadeiras. Também teve a palestra da médica geriatra Paula Fleury Curado. “É importante cuidar da saúde do idoso como um todo e também cuidar da integridade física e financeira desse grupo. A violência financeira e o abuso sexual são os dois tipos de agressões, contra idosos, mais registados, aqui no Tocantins”, afirmou a médica.


Os idosos que participaram do 2º Mobiliza, aprovaram a ação. “Aqui nós somos bem tratados durante todo o ano e é importante que os mais jovens estejam nessa luta conosco”, finalizou dona Rita, frequentadora do Centro de Convivência dos Idosos. Conteúdo Portal Benicio


Rio de Janeiro, turismo idoso no São João



A Agência de Turismo carioca, Rosanetur, é especializada em turismo para a Terceira Idade. As programações são criativas e atraentes. Rosanetur oferece ainda um diferencial muito importante para maduritos e maduritas. O transporte da empresa passa pela casa do cliente e faz toda a logística como a segurança das malas e até o embarque. A próxima programação promete: viagens com festa junina. 

Rosanetur / Av. das Américas 19019, sala 368, Recreio Shopping
(21) 2486-8031 | 3464-9060

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo