Brasil Idoso: continuam os festejos pelos municípios

 

Muitos municípios ainda estão comemorando o Dia Internacional do Idoso (1 de outubro).

Serra, Espírito Santo – Uma feira de saúde gratuita para idosos será realizada no próximo domingo (21), a partir das 9h, no Ginásio de Esportes de Eldorado, em Serra. Na programação, palestras dadas por profissionais de saúde, orientações voltadas para a terceira idade e apresentação cultural. A ação é promovida pelo Ministério da Terceira Idade da Igreja Adventista do Sétimo Dia local, em parceria com a Associação de Moradores e a Prefeitura da Serra.
Além dos 45 idosos que fazem parte do projeto da Associação de Moradores local, os 25 grupos da terceira idade cadastrados pela Prefeitura da Serra foram convidados para o evento.A organizadora da feira, Cleide Maria Hespanha, explica que o evento é uma oportunidade para prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde do idoso. “ Queremos que cada um aprenda a como melhor encarar esse ciclo natural da vida.   É momento, também, de reencontros, confraternização, troca de experiências e conhecimento de seus direitos à saúde”, explicou.
Atividades: Palestra com geriatra, dentista, fisioterapeuta, orientações básicas de saúde, oficina da memória, aferição de pressão, teste de glicose, atendimento psicológico, apresentação de dança, entre outros.
Lauro Muller, Santa Catarina – Com o tema: Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas, o município de Lauro Müller promoveu a I Conferência Municipal da Pessoa Idosa. O encontro aconteceu no Centro de Convivência do Idoso e foi marcado por uma palestra da assistente social Janice Merigo.
O encontro foi conduzido pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Nivalda Fontanella Silvestre juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, e teve a finalidade de debater e votar proposições e sugestões sobre políticas públicas para a pessoa idosa que agora serão encaminhadas à Conferência Estadual.
As propostas foram divididas em quatro eixos: Direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da violência dos direitos humanos da pessoa idosa; Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social, na geração e implementação das políticas públicas.
A abertura da conferência reuniu lideranças do município, entre elas o prefeito Valdir Fontanella, seu vice Pedro Barp Rodrigues, a secretária de Assistência Social, Rúbia Regina da Silva, e outros secretários municipais.
“É uma satisfação estar realizando a primeira Conferência Municipal da Pessoa Idosa em Lauro Müller. O objetivo é possibilitar que os idosos se manifestem e apresentem as suas necessidades. Baseados nisso, provocamos os debates de questões que foram votadas e elencadas como as principais demandas do município para serem encaminhadas ao Conselho Estadual”, explicou a secretária Rúbia.
Após a Conferência Estadual, as propostas seguem para a conferência nacional e, por último, chegam ao Ministério do Desenvolvimento Social para que sejam realizados os planos plurianuais e o planejamento de ações voltadas para a população idosa.
Anápolis, Goiás – “Agradecemos muito a prefeitura de Anápolis, pois agora não somos mais analfabetos digitais: estamos na era da tecnologia”. Estas foram as palavras de Alice Arantes, que falou em nome dos 30 idosos que concluíram na manhã de quarta-feira, 17, o projeto de Inclusão Digital no Telecentro instalado no Centro de Convivência dos Idosos (CCI).
O curso de Inclusão Digital apresenta aos idosos um jeito diferente de usar as novas tecnologias. São utilizadas uma apostila lúdica e uma metodologia de ensino específica, em que cada idoso tem seu tempo de aprendizado. E a proposta vai além: as aulas são eficazes ao forçar a memória e o raciocínio, aumentar a capacidade de armazenamento de informações, além de ser uma excelente ferramenta para a manutenção da coordenação motora.
O Telecentro atende, diariamente, os idosos que participam dos programas e projetos do CCI e está com inscrições abertas. Para participar das atividades de inclusão digital é simples. Basta procurar o local e preencher uma ficha cadastral. Logo em seguida, agendar o início das aulas e começar a ter acesso a este novo mundo da conexão em rede.
Petrópolis, Rio de Janeiro – Secretaria de Saúde vai promover comemoração pelo Mês do Idoso – Evento Reinventando a Terceira Idade vai acontecer domingo (21), na Fábrica do Saber Estão abertas as inscrições para o Reinventando a Terceira Idade, evento realizado pela Secretaria de Saúde na busca pela integração dos idosos. Na ação, que acontece no próximo domingo (21.10), no Centro Poliesportivo Fábrica do Saber, vão acontecer apresentações dos trabalhos realizados por órgãos ligados à atenção à Terceira Idade e uma gincana envolvendo idosos e jovens.
“A promoção à Saúde do Idoso e a integração desta população é um dos nossos objetivos, desde o início da nossa gestão. Temos buscado ampliar o acesso deste público a exames e consultas. Neste ano, conseguimos implementar a Caderneta de Saúde da Pessoa Idoso, que permite acompanhar mais de perto o que tem sido feito pela Saúde de cada paciente”, diz o prefeito Bernardo Rossi.
O Reinventando a Terceira Idade está sendo promovido pela Área Técnica da Saúde do Idoso e vai acontecer das 9 às 13h. Ele terá um objetivo principal: conscientizar sobre a importância de integrar o idoso no dia a dia dos lares. Para isso, uma gincana vai premiar as quatro melhores duplas. Serão provas em que a parceria entre um idoso e um jovem será fundamental para o sucesso.
“Estamos elaborando provas que incentivem esta participação e a colaboração entre os membros de cada dupla. Em algumas destas provas, os idosos devem se sair melhor, então os jovens vão precisar do apoio. Em outras, acontece o inverso, com os jovens tendo que auxiliar os idosos. Queremos passar esta ideia, de que todos podem ajudar e precisar ser ajudados, e o melhor: todos saem ganhando”, pontua a geriatra e coordenadora da Área Técnica da Saúde do Idoso, Rita Ravaglia
O evento vai contar, ainda, com palestra da triatleta Leda Bresciani, que, aos 79 anos, esbanja boa forma, participando de competições no Rio de Janeiro. Ela vem passar experiências e orientações sobre como ter uma boa qualidade de vida na terceira idade. Estão confirmadas, também, as equipes da Academia da Saúde e música com o Coral Pró-Tempore e a Seresta Imperial.
Ibirama, Santa Catarina– A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e Conselho Municipal do Idoso, realiza uma programação especial para o dia 24 de outubro, às 14h, no auditório da Escola de Educação Básica Eliseu Guilherme.
Na oportunidade será ministrada uma palestra pelo professor da Udesc, Sérgio Marian, com o tema “Violência Financeira”, que tem como objetivo orientar os participantes na elaboração de controles financeiros, uso adequado do crédito e boas práticas para evitar este tipo de violência, tão comum nessa faixa etária.
A atividade faz parte da programação alusiva ao Dia do Idoso, que é celebrado em 1º de outubro, e pelos 15 anos da criação do Estudo do  Idoso no Brasil.
Porto Nacional, Tocantins – Cerca de 130 idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município de Porto Nacional foram recebidos pelo prefeito Moisés Avelino, a primeira dama Virgínia Avelino, o vice-prefeito Celso Morais e a secretária de Assistência Social Anna Paola Oliveira, para um dia inteiro de lazer e confraternização com os idosos atendidos pelo SCFV de Paraíso.

Com alertas do Google

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo