Brasil Idoso:SP, caminhada pelo Alzheimer

Parque Villa Lobos sediará caminhada em prol da memória e conscientização do Alzheimer

Primeira edição da campanha Memory Walk Brasil traz palestras e entretenimento para a capital paulista
No próximo dia 24 de setembro (sábado), o parque Villa Lobos receberá a primeira edição da campanha Memory Walk Brasil, caminhada em prol da memória e da conscientização sobre a doença de Alzheimer.
O evento é gratuito e aberto ao público. Porém, os interessados em adquirir um kit de participação, que inclui camiseta, viseira e água, podem se inscrever por meio do site www.memorywalkbrasil.com.br e pagar o valor de R$ 35,00. A renda arrecadada será revertida para a ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer).
Promovido pela Brasil Mente Jovem, organização voltada para a conscientização sobre a importância da autonomia e independência na maturidade, e pela ABRAz, o evento tem como objetivo incentivar a reflexão sobre a importância da conscientização e prevenção do Alzheimer, bem como informar e sensibilizar a população sobre a doença.
A caminhada terá início às 8h30 com um trajeto dentro do Parque Villa Lobos. Além da prática desta atividade, a programação está repleta de iniciativas voltadas ao entretenimento da população. Para o aquecimento, os participantes serão recepcionados com banda animada, além de artistas circenses com pernas de pau e malabaristas que acompanharão a caminhada.
Logo após os participantes finalizarem o percurso definido, a programação continua nas tendas, com conversas, atividades e mini palestras para esclarecimento de dúvidas sobre prevenção, genética e riscos da doença com profissionais da ABRAz.
O roteiro inclui ainda jogos de memória, dança e musicoterapia que colaboram na melhora cognitiva em expressões físicas, emocionais, mentais e sociais.
De acordo com Kiko Cesar fundador da Brasil Mente Jovem, diversas pesquisas apontam que caminhar cerca de 8 km por semana pode proteger, por até 10 anos, o cérebro de pessoas que possam vir a desenvolver a doença de Alzheimer ou transtornos cognitivos em grau leve. “Queremos chamar a atenção para a causa do Alzheimer e a importância da conscientização sobre a doença, por meio de informações relevantes que serão transmitidas neste evento”, afirma Cesar, que lembra ainda que setembro é o mês mundial da conscientização do Alzheimer.
Memory Walk Brasil conta com o apoio do grupo Aché e da primeira rede de Instituição de Longa Permanência para Idosos, Cora Residencial Senior.
Confira abaixo a programação completa do evento.

1a edição do Memory Walk Brasil
– 08h30 às 10h30 – caminhada – Trajeto 1,4 KM
Tendas: Apresentações interativas: Memória e Alzheimer: avaliação, prevenção, genética e orientações.
10h30 às 11h30 – Quando o esquecimento pode ser um problema.
11h30 às 12h30 – Memória, como cuidar: os benefícios da atividade física e mental.
12h30 às 13h30 – Doença de Alzheimer: o que pode ser feito além da medicação.

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo