Cuidar da pele é mais fácil do que parece

Dermatologistas são os profissionais que mais entendem de pele; afinal, são eles que sabem como deixá-la com aspecto saudável e longe do envelhecimento. Por isso, nada como descobrir quais são os segredos desses médicos para que eles, assim como os seus pacientes, também tenham a pele perfeita. A revista Marie Claire americana online conversou com dois dermatologistas dos Estados Unidos e listou alguns truques adotados por eles. A seguir, confira!
1 Peeling ou esfoliação todo mês – “Eu recomendo tratamentos faciais com um profissional a cada três ou quatro semanas. Esse é o tempo que leva para que a sua pele passe por todo o ciclo de vida da célula”, diz a dermatologista Justine Hextall. “Então, eu costumo aconselhar peeling superficial ou um tratamento de esfoliação com o objetivo de eliminar a pele morta e permitir uma melhor absorção dos ativos de tratamentos tópicos, como os cremes. Tratamentos regulares ajudam a manter a pele limpa e hidratada, enquanto maximiza a rotina diária de cuidados com a pele”.
2 Antioxidantes ou vitamina E – Justine Hextall também diz que faz uso de sérum e cremes que contenham ingredientes específicos, como antioxidantes, ácido hialurônico e vitamina E. “Mas lembre-se de que o uso contínuo dos produtos é necessário para manter os resultados”, afirma a dermatologista.
3 Hidratação – A hidratação é a regra básica – e talvez mais conhecida – para manter a pele bonita e saudável, mas vale lembrar que ela vem tanto dos cosméticos quanto da água que bebemos. “A nossa pele realmente sofre com desidratação, então se certifique de que está bebendo bastante água e usando hidratantes. Um óleo hidratante também pode substituir esses cremes”, diz Justine.
4 Protetor solar – O dermatologista Tijon Esho, dono da marca Le Beau Ideal, defende que usar protetor solar é a principal forma de prevenir sinais de envelhecimento, além de câncer de pele. “Para ter certeza de que você está protegida, use cerca de meia colher de chá de um protetor solar com FPS mínimo 30 e passe no seu rosto, pescoço e orelhas. Reaplique a cada três horas – isso também é muito importante.”
5 Chá verde – “Eu bebo três copos de chá verde por dia para proteger a minha pele, assim como outros benefícios”, conta Tijon Esho. “A água do chá hidrata a pele internamente. Além disso, pesquisas sugerem que compostos desse chá ajudam a prevenir câncer de pele e a destruição do colágeno, que é a causa das rugas”.
6 Óleos de ômega-3 – Além de hidratação e cosméticos, a alimentação também impacta no aspecto da pele. “Procure evitar carboidratos refinados, como pão e arroz branco, e vegetais ricos em carboidratos como a batata. Prefira ingerir ômega-3 e gorduras saudáveis que vêm de alimentos como nozes, abacate ou peixe, pois essas substâncias dão brilho à pele”, aconselha Tijon.

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

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