Brasil participa da Conferência Hispânica de Cidades Amigas do Idoso, em Madri

outubro 14, 2019 0 Por Thereza Christina Pereira Jorge

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados está presente à  primeira Conferência Hispânica de Cidades e Comunidades Amigas do Idoso. Realizada em Madri, Espanha, de hoje (14) a quarta-feira (16), o evento tem base em proposta da Organização Mundial de Saúde (OMS) chamada Envelhecimento Ativo. Diante do cenário de progressivo envelhecimento da população mundial, a Organização Mundial de Saúde estabeleceu, em 2010, a Rede Mundial de Cidades e Comunidades Amigas do Idoso. O objetivo é criar espaços e serviços que promovam e facilitem um envelhecimento saudável e ativo.

Atualmente, mais de 800 cidades, em 41 países, integram a Rede de Cidades Amigas do Idoso. No Brasil, quatro cidades têm a com certificação internacional: Pato Branco, no Paraná; Porto Alegre, Vereanópolis e Esteio, todas no Rio Grande do Sul.

“Participar dessa conferência nos ajudará na construção e consolidação de ações no sentido de uma atuação legislativa que avance e atinja efetivamente as diferentes dimensões dos direitos fundamentais dos idosos”, avalia a presidente da Comissão, deputada Lídice da Mata (PSB-BA). Ela explica que, para ser considerada amiga do idoso, a localidade precisa oferecer políticas, serviços e estruturas sociais e físicas “pensadas e reorganizadas de modo a permitir que as pessoas idosas vivam com dignidade, desfrutando de boa saúde e de cidadania plena e ativa”.

Agência Câmara Notícia