Detox: o que é e porque fazer

info_alimentos_detox

O detox é mais que uma simples dieta, é um processo metabólico fundamental e contínuo que protege o corpo de moléculas que podem causar doenças.

O processo de “detoxificação” do organismo é algo muito mais complexo. Muitos genes participam desse processo, que ocorre de maneira constante no organismo.

Por que realizar uma dieta detox?

Como constantemente o corpo está exposto a uma série de “estressores”, como poluição, aditivos químicos, hormônios, pesticidas entre outros, é interessante que se faça de tempos em tempos um processo de purificação, ou melhor, que se minimizem os fatores de agressão para que o corpo consiga trabalhar melhor.

O detox  está dividido em duas fases:

 Fase 1: o corpo produz radicais livres que podem ser prejudiciais. Por isso, os alimentos ricos em   antioxidantes são muito importantes para que esse processo seja otimizado.

– O resveratrol, encontrado na uva é uma boa opção de micronutriente com alto efeito antioxidante

– Brócolis, couve de bruxelas e repolho contém moléculas que facilitam a detoxificação.

– Laranjas e tangerinas, que também fornecem o suporte de vitamina C.

– Dieta rica em proteínas com baixo teor de gorduras saturadas.

– O ideal é evitar também a cafeína e o álcool, pois são metabolizados pelos mesmos genes que as substâncias tóxicas.

Fase 2: também conhecida como fase de conjugação. Nessa fase são adicionadas moléculas que facilitam a eliminação das substâncias tóxicas. Nessa fase, nutrientes como a taurina, a cisteína, glicina, colina e inositol, potencializam a capacidade de eliminação das substâncias indesejáveis do organismo.

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo