É das Crianças: um cardápio educativo

Vamos começar com um quibe vegetariano? Os pequenos vão adorar…

A receita é super prática e fica pronta em cerca de 25 minutos. Em substituição à carne, a massa é cuidadosamente preparada com trigo para quibe, berinjela, nozes e temperos árabes (cominho e pimenta síria). E o recheio leva o nutritivo Creme de Ricota Tirolez misturado com hortelã picadinha.
A berinjela é uma leguminosa muito versátil e utilizada em diversos pratos vegetarianos, já que é fonte de ferro e tem uma consistência mais densa e fibrosa, lembrando muito a textura da carne. Além disso, apresenta um excelente sabor que harmoniza com a leveza das nozes e o toque exótico dos temperos.
O Creme de Ricota Tirolez, por sua vez, é uma ótima opção de recheio para compor este prato e trazer ainda mais saúde. Isso porque o alimento é bem cremoso e rico em proteínas, cálcio e potássio – minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, consumir uma colher deste produto (ou 30g) por dia, em uma dieta de 2.000 kcal, ajuda a atingir 4% da recomendação diária de proteínas.
Caso queira deixar a receita ainda mais leve, a sugestão é utilizar o Creme de Ricota Light Tirolez, com 27% menos calorias e 39% menos gorduras totais, em relação ao Creme de Ricota Tirolez.
Confira abaixo a receita completa e se delicie!
Quibe Vegetariano
quibe_vegetariano.jpg
Ingredientes
Para o recheio:
– ½ maço de hortelã picada
– 1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (220 g)
– Sal
Para o quibe:
– 1 ½ xícara (chá) de trigo para o quibe (180 g)
– 2 berinjelas (510 g)
– 1 cebola pequena picada (100 g)
– 2/3 de xícara (chá) de nozes picadas (80 g)
– ½ colher (sopa) de sal
– ½ colher (chá) de cominho
– ¼ de colher (chá) de pimenta síria
– 2 colheres (sopa) de azeite (20 ml)
Como fazer
Recheio:
Passo 1 – Misture bem a hortelã e o creme de ricota. Tempere com o sal e mexa bem. Reserve.
Quibe:
Passo 1 – lave o trigo e escorra.
Passo 2 – Aqueça 4 xícaras (chá) de água (700 ml) e despeje sobre o trigo. Deixe de molho por 30 minutos, coberto com filme plástico.
Passo 3 – lave as berinjelas e faça furos por toda a superfície. Coloque-as em um prato e leve-as ao micro-ondas em potência média por 16 minutos, abrindo a cada 4 minutos para verificar se já estão cozidas.
Passo 4 – Escorra a água do trigo e aperte-o bem em uma peneira para retirar o líquido.
Passo 5 – Abra as berinjelas e, com o auxílio de uma colher, retire toda a polpa. Passo 6 – Bata a polpa no liquidificador até que os pedaços se desfaçam (cerca de 3 minutos).
Passo 7 – Em uma tigela, misture a berinjela, a cebola, as nozes, o trigo, o sal, o cominho e a pimenta síria. Mexa bem com as mãos até que todos os ingredientes estejam bem envolvidos.
Montagem:
Passo 1 – com uma colher (sopa) de azeite, unte uma forma de 27 x 13 cm.
Passo 2 – cubra o fundo da forma com metade da massa de berinjela e alise a superfície com as mãos.
Passo 3 – A seguir, espalhe o creme de ricota e hortelã e cubra-o com a massa restante. Pressione e alise a superfície.
Passo 4 – Faça cortes superficiais horizontais e verticais para marcar o quibe e regue-o com o restante do azeite.
Passo 5 – Asse por cerca de 40 minutos.
Rendimento
8 porções (57 g)

E o banquete termina com a Torta no Palito, da Finna!

Você pode fazer o recheio com goiabada, doce de banana, doce de maçã, doce de frutas vermelhas ou qualquer doce de sua preferência.
Além do 12 de outubro ser feriado também é o dia dos pequenos! Então dá para brincar, fazer um passeio bem legal com a criançada e, claro, tornar a data ainda mais especial dando de presente um doce bem gostoso. Que criança não gosta de uma sobremesa depois da refeição ou uma lembracinha bem fofa para saborear?  Imagina fazer uma tortinha no palito toda charmosa para elas. A Finna, marca de farinhas e misturas para bolos da M. Dias Branco, ensina como fazer: Pop Pie.
Nesta receita é sugerido o recheio de goiabada, mas você pode substituir por qualquer outro sabor que seja de sua preferência. Aliás, o docinho é uma boa pedida, e vai ser um sucesso, em festinhas.
Veja o passo a passo completo abaixo.
Como fazer Tortinha de goiabada no palito (pop pie)
tortinha palito
Ingredientes do recheio:
200g em pedaços muito pequenos de goiabada
50 ml de água
Ingredientes da massa:
250g de margarina Puro Sabor
200g de açúcar refinado
600g de Farinha de Trigo Finna Tipo I
2 ovos
Você vai precisar também de:
1 ovo + 1 colher de sopa de leite batidos para pincelar
Palitos de churrasco
Modo de preparo do recheio:
– Leve os ingredientes ao fogo baixo, mexendo sempre. Deixe o recheio bem pastoso. Espere esfriar para usar na tortinha.
Modo de preparo da massa:
– Coloque todos os ingredientes em um processador e processe rapidamente. Leve a massa já homogênea a geladeira por 4 horas. Você pode precisar de mais ou menos farinha que o indicado, o ponto é quando a massa estiver homogênea, lisa e macia. Abra a massa com um rolo de macarrão entre dois plásticos, deixando com espessura bem fina (menos de 1/2 cm). Com um cortador redondo ou com a boca de um copo, corte discos de massa. Você utilizará dois discos, um para colocar sobre o palito e outro para fechar a tortinha já recheada (esse você pode cortar seu centro com qualquer cortador pequeno para decorar).
Montagem:
– Em um disco de massa sem desenho, coloque um palito de churrasco bem no meio (ocupando 2/3 da altura do disco) e pressione-o, para que afunde um pouco na massa. Coloque por cima uma colherada do recheio (usei uma colher de chá), fazendo montinho – não exagere -, e cubra com um disco de massa desenhado. Com um garfo, pressione as bordas da tortinha para fechá-la. Pincele com a mistura de ovo batido e leite. Coloque em assadeira antiaderente (ou forrada com papel manteiga) e leve ao forno médio-baixo por 15 a 20 minutos, até dourar.
Para saber mais informações e para acompanhar todos os conteúdos exclusivos de Finna acesse www.finna.com.br
Fanpage Finna – www.facebook.com/cozinhafinna
Instagram Finna – @cozinhafinna

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo