Editorial

A pirâmide etária e a responsabilidade política

A Pirâmide Etária brasileira está se invertendo, ou seja, nascem menos bebês e nós, idosos, morremos mais tarde.

Pela legislação, a partir dos 70 anos o voto é facultativo. Ocorre que a cada eleição há mais idosos no Brasil. 

Alerta: a responsabilidade dos idosos brasileiros aumenta a cada eleição. Por isso, deixe a acomodação de lado, faça a sua parte por uma melhor Democracia, um melhor Congresso e um melhor Executivo.

O fato de termos escolhido mal não exime nossa responsabilidade. Nós votamos, nossos candidatos foram eleitos e assumiram os cargos que pleitearam; e endossamos.

O Rio de Janeiro terá segundo turno: gente querida, idosa como eu, vamos participar e votar. Nada de delegar nem de acomodar porque talvez tenham sido essas as causas da profunda crise. em que o País se encontra.

Não dá para fingir que a gente não tem nada com isso que está aí, Povo unido jamais será vencido? Bobagem, isso foi há 50 anos atrás.

Povo civilmente responsável divide os erros e os acertos numa democracia, ou na construção de um novo modelo democrático Democrático para nosso país.

Idosa, votei ontem com muita esperança. Nas escolhas procurei levar em conta muitas coisas. Errei, acertei? Fiz o meu melhor. Espero com isso ajudar  a construir um novo Brasil.

Thereza Christina Pereira Jorge,
jornalista e cientista social, editora do blogue

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo