Envelhecimento Ativo é: ser geroadolescente

bf5cc8ebf015691db62080cb47c21ae9Os idosos de hoje não são mais como eram antigamente. Até o idoso agora é chamado pelos especialistas de geroadolescente. E isso é bem compreensível. Afinal, como os adolescentes, estamos recebendo informações novas do nosso corpo a toda hora.

Envelhecimento Ativo é descobrir as novidades no seu corpo. Dias desses reparei que estava engasgando à toa. Pensei logo que estava doentíssima. Não, não estou.

Com o envelhecimento há mudanças no aparelho digestivo. Aprendi a não comer mais com a cabeça abaixada, olhando o prato. Agora, ergo o pescoço para me alimentar. Não é levantar a cabeça, mas manter o corpo ereto. Parei de me engasgar.

Outra coisa: certos alimentos que antes constavam das minhas refeições agora são de difíceis digestão. Uso alguns como lanche quando não quero jantar. Uma quiche, por exemplo.

Não ultrapasse os limites do seu corpo. Se estiver muito cansado (cansada), descanse nem que seja durante 15 minutos. Você vai se refazer e continuar com os afazeres.

Se insistir em ir em frente e desconhecer os avisos do seu corpo, vai se sentir muito mal. Você não está doente, precisa de um break. Ou de uma mudança de ritmo Só isso.

Perceberá que o corpo voltou a ser aquele conhecido …

 

Thereza Christina Jorge, editora

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

2 comentários em “Envelhecimento Ativo é: ser geroadolescente

  1. Tempo em nossas vidas age de maneira não retrógrada, razão pela qual temos q saber viver em conformidade do qual nosso corpo vai tendo algum tipo de restrição, mas isso não quer dizer que deixaremos de fazer as coisas que sempre gostamos de realizar quando mais novos. Simplesmente deveremos fazê-las de maneira menos intensa respeitando o nosso limite. E, se possível procurar realizar novas atividades q nos traga satisfação e benefícios a nossa mente, corpo e alma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo