Equilíbrio, arte e disciplina

relacionamentos---autorrealizacao.html
Quando alguém precisa tomar uma decisão ou alcançar um objetivo, características de sua personalidade interferem na maneira como lida com determinadas situações e percorre o caminho para colher os resultados.
De acordo com a psicóloga Martha Daud, de forma simplificada, uma pessoa pode se enquadrar em três categorias: racional, equilibrado ou passional.
Quem é mais racional em geral não abre brechas para os desvios do caminho, olhando objetivamente para as suas metas. Em contrapartida, o sujeito passional, extravasa as emoções, tomando algumas decisões de acordo com suas paixões e sentimentos. Já a pessoa que consegue equilibrar esses dois lados contém o que denominamos de “inteligência emocional“.
“Embora seja muito difícil, é importante saber administrar as emoções e transitar de forma moderada em ambos os lados. Porém, o ser humano deve estar sempre com seu nível racional bem consolidado e seguro para não ser surpreendido por fatores emocionais que por sua vez podem conduzi-lo a problemas futuros. Em outras palavras, o equilíbrio é fundamental.”, explica a psicóloga Gláucia Vidal.
O fundamental nem sempre é o real. Nenhum ser humano nasce equilibrado. Ele sempre tenderá para um dos lados da “equação”. O que fazer? A educação e mais tarde a auto-disciplina  serão ferramentas necessárias para formar uma personalidade equilibrada.
 

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo