Fernanda, um monumento do Envelhecimento Ativo

xmercedesfernanda-montenegroraquel-cunha-jpg-pagespeed-ic-mh_dvnkrxi

Uma aura de santidade envolve Fernanda Montenegro quando a atriz se faz Mercedes, a personagem mística de “O outro lado do paraíso”. Sensitiva, ela escuta vozes que aconselham, principalmente a Clara (Bianca Bin) e Josafá (Lima Duarte), o melhor caminho a seguir. Curandeira, cuida do corpo e da alma de quem a solicita. No entanto, na contramão de grande parte dos telespectadores da novela, sua intérprete não a considera uma mulher poderosa.
— Mercedes é frágil, singela, ingênua. A força não vem dela, mas das vozes que falam com ela e a deixam alerta, que a impulsionam a socorrer o próximo. Se ela é médium ou esquizofrênica, eu não sei (risos). A missão de Mercedes é fazer o bem no mundo. Sua emoção é descompromissada com qualquer sofisticação ideológica. Ela é uma representante da fé do povão — define Fernanda.
Neste 1º de novembro, Dia de Todos os Santos, segundo a tradição católica, a atriz grava cenas no Quarto de Benzer de Mercedes, repleto de imagens deles. E, para falar de sua própria fé, ela gosta de citar Santo Agostinho:
— Ele dizia que se você duvida é porque já crê. Eu também acredito em muita coisa, embora, às vezes, duvide.
Se cabelo branco é sinônimo de sabedoria, a veterana é fonte inesgotável dela. Ainda mais agora, aos 88 anos, que pela primeira vez deixa os fios em sua cor natural, a favor de uma personagem:
— Antes, só tinha usado peruca branca em cena. Desta vez, as madeixas são minhas mesmo. Ainda não me acostumei com elas assim, foram muitos anos pintando, né? Mas estou achando bem confortável, repousante. Vê como a velhice tem sua vantagem… Retocar a raiz toda semana era um horror!
Foto: Raquel Cunha/Rede Globo/Divulgação

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo