Indispensáveis no verão

mc

Uma alimentação desregulada, cheia de açúcares e gorduras resulta em uma pele bastante oleosa e cheia de espinhas e cravos, por exemplo. Além disso, o ressecamento é bastante comum e o aspecto envelhecido da pele fica ainda mais evidente – e não necessariamente por conta da sua idade.

“A alimentação é um fator ideal para manter a pele hidratada, especialmente depois do sol e calor. É fundamental a ingestão de legumes, hortaliças, frutas que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, cereais integrais que contêm fibras que melhoram o funcionamento do intestino, carnes e laticínios magros que são fontes de proteína e ajudam na construção de tecidos”, explica a nutricionista Paula Fernandes Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição.

A alimentação é tão importante para cuidar da pele, que alguns alimentos são capazes de prolongar o bronzeado – os ricos em vitamina A, como mamão, abóbora, cenoura e tomate – ao mesmo tempo que protegem o seu corpo e a sua pele dos efeitos do sol – como alimentos cítricos e ricos em vitamina C.

Aliás, o consumo de vitamina C é importantíssimo para combater os radicais livres – que aceleram o envelhecimento precoce e danifica a estrutura da pele. Além de frutas como morango, framboesa, laranja, mexerica goiaba e limão, ela também está presente nas folhas verde-escuras: brócolis, rúcula, etc. “A escolha se dá pela riqueza de antioxidantes destes alimentos, que combatem os radicais livres e são fundamentais na produção de colágeno“, explica Paula.

A soja é, com certeza, um alimento polêmico, mas ele é uma arma certeira para ajudar na hidratação da pele. Essa leguminosa possui isoflavonas na composição, que evitam o ressecamento e melhoram a hidratação.

O famoso ômega 3, conhecido por fortalecer a pele, pode ser encontrado está muito presente em peixes oleosos de água fria, como o salmão, o atum, a sardinha e a cavala, além de estar presente também no azeite e na linhaça. Ou seja, é possível perceber que a alimentação é essencial para ficar com uma pele bonita e bem cuidada, e ficar a saúde em dia.

Compacto da Marie Claire

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo