Inove: O Menu do Natal Tropical

tropics-1561624_960_720

 

Inove: O Menu do Natal Tropical

Que tal surpreender a família e convidados com um menu diferente, o Natal Tropical: Mini Panquecas de CamarãoNhoque de Banana da Terra com ragu de Cordeiro e Naked Cake de Limão Siciliano e Frutas Vermelhas. Ah, não esqueça! A apresentação dos pratos é muito importante. Essa parte mostra sua delicadeza e amor em realizar a confraternização.

Veja algumas dicas de Finna para sua mesa ficar um charme:

Misturar louças de vários tipos é uma tendência nas mesas mais charmosos. Sabe aqueles pratos que foram da sua avó? Vão ficar lindos alternados com a louça branca que você usa no dia a dia. O mesmo vale para os copos. Não tenha medo de ousar e utilizar de vários tipos, criando um contraste de cores e formas em sua mesa. Nenhuma mesa fica completa sem um lindo arranjo de flores frescas! Você não precisa comprar caríssimas rosas colombianas. Basta escolher flores do campo, astromélias, mini margaridas ou os temperos frescos que você tem na cozinha. O ideal é distribuir dois ou três vasos pequenos na mesa, com no máximo 25 centímetros de altura, para não atrapalhar a visão dos convidados. Velas sempre dão um ar cenográfico a qualquer ambiente. Mas o melhor é que não sejam perfumadas, para não interferir no delicioso aroma dos quitutes que você vai servir.

unnamed-5Como fazer mini panquecas de camarão

 Ingredientes: 

225g de Farinha de Trigo Finna Tipo I

1/2 colher de chá sal

1 colher de sopa fermento químico

2 ovos

450g leite

55g margarina Puro Sabor

Modo de preparo:

Passo 1 – Em uma tigela, misture a farinha, o sal e o fermento. Com um batedor, incorpore os ovos batidos e o leite à massa. Derreta a margarina e acrescente-a a massa, batendo bem. Deixe essa massa na geladeira entre 30 minutos e 2 horas. Passo 2 – Em uma frigideira quente, adicione um pouco de margarina e espalhe-a bem. Se possível, limpe o excesso com um pouco de papel toalha. Com uma colher de sopa, despeje pequenos círculos de panquecas com cerca de 4cm de diâmetro. Passo 3 – Assim que começarem a aparecer bolhas na superfície das panquequinhas, vire-as com uma espátula para dourar do outro lado. Vá reservando as panquecas em um prato.

Prepare o Camarão  – 1 Kg de camarão;2 colheres (de sopa) de azeite de oliva; 4 dentes de alho; 1 colher (de chá) de sal (rasa ou a seu gosto); 1 colher (de sopa) de suco de limão

Modo de Preparo: Passo 1 – Descasque camarões e lave muito bem (ou compre já limpo). Coloque os camarões limpos em uma tigela, coloque o sal, o limão, 2 dentes de alho amassados.  Deixe no tempero por uns 30 minutos ou mais; Passo 2 – Depois coloque o azeite de oliva em uma frigideira, deixe aquecer e vá fritando aos poucos os camarões. Não coloque todos os camarões de uma vez para fritar, porque ele junta água, coloque só o suficiente para cobrir o fundo da frigideira. Deixe apenas até o camarão ficar rosa (cerca de 1 a 2 minutos), depois vire os camarões e deixe ficar rosa do outro lado também. Retire e faça isso com todos os camarões.

Creme azedo ½ xícara creme de leite fresco; ½ limão

Modo de Preparo:

Passo 1 – Misture o creme de leite gelado com o limão e bata-o até que comece a encorpar, quase em ponto de chantilly.

Passo 2 – Sirva as panquequinhas, espalhe um pouco de creme sobre elas e apoie um camarão sobre o creme. Decore com uma folhinha de endro, um pouco de pimenta moída na hora e regue com um fio de azeite.

 

unnamed-6

Como fazer Nhoque de Banana da Terra com Ragu de Cordeiro

Ingredientes: Nhoque
2 bananas da terra

1/3 xícara (chá) de queijo parmesão

1 colher (sobremesa) de margarina Puro Sabor amolecida

½ colher (café) de sal

¼ xícara (chá) de Farinha de Trigo Finna Tipo I

 

Modo de Preparo:

Passo 1 – Para o nhoque, asse as bananas em forno médio por aproximadamente 30 minutos ou até que comece a rachar a casca. Retire as cascas, amasse com um garfo, coloque em uma vasilha e acrescente o restante dos ingredientes do nhoque. Misture muito bem e faça bolinhas.

Passo 2 – Em uma panela, aqueça azeite e acrescente os nhoques, salteie e sirva com o ragu de cordeiro e parmesão ralado por cima.

Prepare o Ragu de cordeiro

Azeite extra virgem
Talos de salsa
Folhas de sálvia
2 dentes de alho
Tomate cereja sem pele cortado em quatro pedaços
100 ml de caldo de carne ou de molho de cordeiro
200g de paleta de cordeiro assada e desfiada
Sal e pimenta (a gosto)
Cubos de margarina Puro Sabor gelada
Salsa picada

Modo de Preparo:

Passo 1 – Aqueça o azeite com os talos de salsa, as folhas de sálvia e os dentes de alho inteiros, ligeiramente amassados em uma frigideira antiaderente. Quando a mistura estiver dourada, descarte o alho, os talos de salsa e a sálvia. Junte o tomate cereja e refogue por uns dois minutos. Acrescente o caldo de carne ou molho de cordeiro e deixe ferver um pouco para começar a encorpar e ficar com o aspecto de molho.

Passo 2 – Junte a paleta de cordeiro desfiada e tempere com sal e pimenta. Esperar um minuto até que todo o ingrediente esteja encorpado. Retire do fogo, junte os cubos de margarina e salteie a massa para encorpar bem o molho. Coloque no prato em que irá servir e decore com tomates cereja sem pele cortados em quatro pedaços. Sirva com parmesão ralado.

 

unnamed-7

Como fazer Naked Cake de Limão Siciliano e Frutas Vermelhas; Ingredientes:

Massa do Bolo
2 pacotes de mistura para bolos Finna sabor Baunilha
6 ovos
300 ml de leite
80g de margarina Puro Sabor

 

Modo de Preparo:

Bolo

Passo 1 – Bata no liquidificador os ovos, a margarina e o leite. Despeje essa mistura sobre o conteúdo do pacote e misture bem fora do liquidificador. Pré aqueça o forno a 180º C (temperatura média). Unte quatro fôrmas redondas, espalhando com pincel uma camada fina e uniforme de margarina; Passo 2 – Corte quatro discos de papel-manteiga, usando o fundo da fôrma como medida. Ele deve ficar do tamanho exato. Pressione com os dedos para colar o papel na fôrma untada. Pincele novamente a margarina sobre o papel e polvilhe com farinha;  Passo 3 – Distribua nas quatro assadeiras a massa pesando para que fiquem na mesma altura. Leve as fôrmas ao forno preaquecido para assar por 40 minutos ou até que o palito saia limpo ao ser espetado no bolo. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Retire os discos das fôrmas e remova o papel-manteiga.

Brigadeiro de limão siciliano

4 latas de leite condensado
4 caixinhas de creme de leite
4 colheres de sopa rasas de Farinha de Trigo Finna Tipo I
1 colher (sopa) de margarina Puro Sabor
Raspas de 3 limões sicilianos

Modo de Preparo:

Passo 1 – Misture em uma panela o leite condensado, a margarina, a farinha de trigo e o creme de leite. Leve ao fogo e mexa até borbulhar;Passo 2 – Após tirar do fogo, adicione as raspas de limão e misture bem. Despeje a mistura em um prato untado com margarina e deixe esfriar.

Calda de limão siciliano

100g de leit e condensado
1/4 xícara de leite
Raspas de 1 limão siciliano pequeno

Modo de Preparo:

Passo 1 – Misture bem o leite condensado com o leite e leve ao fogo para ferver e obter consistência de calda;Passo 2 – Desligue o fogo e espere esfriar um pouco. Jogue as raspas do limão e deixe descansar por 4 horas. Regue os bolos frios.

Merengue italiano

300g de açúcar
30 ml de água
5 claras
1 colher (chá) de suco de limão
1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Passo 1 – Coloque o açúcar e a água em uma panela e deixe ferver, sem mexer. Essa mistura vai formar uma espécie de calda de fio. Deixe atingir 12ºC. Ao mesmo tempo que a calda estiver no fogo, coloque as claras e a pitada de sal para bater na batedeira até atingir o ponto de neve; Passo 2 – Quando a calda no fogo atingir cerca de 114ºC, cerca de 4-5 minutos (fervurinha, consistência xarope), despeje lentamente e aos poucos na vasilha da batedeira (com as claras), batendo sem interromper. Sem parar de bater, adicione o suco de limão e bata até o merengue endurecer e esfriar. Esse tempo final de bater dá cerca de 5-7 minutos.Montagem– Intercale as camadas de bolo com o recheio de limão siciliano, molhando o bolo com a calda antes de colocar o recheio. Finalize o bolo com o merengue italiano e decore com frutas vermelhas.

Conteúdo Finna

 

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo