Lanches “Finnos”

Frio: bolinhos, muffins, madeleines, biscoito de pistache. Para as magras barrinhas exclusivas. Com café, chá … Que delícia!
Pode convidar amigas e amigos para o Chá das 5.

Madeleines de Limão

O bolinho, originário da França, tem formato de concha. Recomenda-se consumir a iguaria quentinha para melhor degustação, pois quando recém-saída do forno, possui bordas crocantes e maciez na parte interna. Além disso, o vapor que sai de dentro da Madeleine exala um cheiro delicado e marcante.
O tempo de preparo é de aproximadamente 60 minutos, sendo que o tempo de forno é de apenas 20 minutos. Após desenformar os bolinhos, finalize polvilhando com açúcar ou então com canela, se preferir.
Aproveite a dica da marca Finna e faça um café da tarde agradável e surpreendente para seus amigos e familiares. Confira a receita completa abaixo.

Ingredientes:
4 claras
2 gemas
½ xícara de açúcar
2 colheres de sopa de Margarina Puro Sabor derretida
1 colher de chá de essência de baunilha
½ xícara de Farinha de Trigo Finna sem fermento
Raspas de 2 limões
1 colher de chá de fermento em pó
Açúcar para polvilhar

Modo de Preparo:
– Comece aquecendo o forno. Unte com margarina as forminhas para Madeleine. Depois, bata as claras e as gemas com açúcar até obter uma mistura homogênea, durante 5 minutos mais ou menos.
– Junte a margarina derretida com a baunilha misturando com uma colher de pau. Adicione a farinha, as raspas e o fermento peneirados e misture delicadamente sem batedeira, até obter uma mistura uniforme.
– Coloque nas forminhas e depois em uma assadeira. Asse por 20 minutos e retire da forma. Deixe esfriar e finalize polvilhando com o açúcar.
Tempo de preparo: Aproximadamente 1 hora

Muffins Integrais de Castanha-do-Pará e Passas

Dica do Chefe: Este não é um bolo muito doce, portanto, se você prefere sabores mais adocicados, pode servir com mel ou melaço.

Ingredientes:
3 ovos
3 bananas maduras
¼ de xícara de óleo de canola
½ xícara de leite
½ xícara de farinha de trigo integral
½ xícara de Farinha de Trigo Finna sem Fermento
½ xícara de aveia em flocos
1 xícara de açúcar mascavo
1 colher de café de canela
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 castanha-do-pará
3 passas para cada bolinho

Modo de Preparo:
– Bata no liquidificador os ovos, uma banana, o óleo, o leite, a farinha, o açúcar mascavo e a canela até ficar um creme bem homogêneo.
– Coloque o creme em uma vasilha, acrescente a aveia, o fermento e misture bem. Em seguida, acrescente as outras duas bananas picadas.
– Coloque duas colheres de sopa em forminhas de papel (como as de empada), já dispostas em formas de cupcakes, e sobre a massa distribua as castanhas-do-pará picadas e as passas.
– Leve ao forno preaquecido a 200 graus para assar por cerca de 30 minutos ou até que, ao espetar um palito no centro de um bolinho, o mesmo saia limpo.

Biscoito de Pistache

O pistache dá um sabor super especial em doces. Ele tem características muito fortes que deixam os pratos mais sofisticados. Sabe o que é melhor? Ele é rico em betacaroteno, que pode aumentar os níveis de antioxidantes do sangue. Isso significa que associado à nossa farinha de trigo vitaminada, essa receita é cheia de saúde e sabor!

Ingredientes
70 g de farinha de trigo Finna sem fermento
70 g de açúcar de confeiteiro
70 g de margarina amolecida
2 claras de ovo
50 g de pistache picado

Modo de Preparo:
– Peneire a farinha e o açúcar de confeiteiro em 1 tigela. Coloque a margarina e a clara do ovo no liquidificador e bata até ficar lisa. Adicione a farinha e o açúcar de confeiteiro e bata até ficar homogêneo. Leve a geladeira por 5 minutos.
– Abra em uma forma sobre o papel vegetal fazendo moldes de sua preferência. Polvilhe com o pistache picado, em seguida, asse em 160ºc no forno por 5-6 minutos, até dourar somente nas bordas.

“Barrinhas” de limão e ricota

Quem adora receitinhas com limão com certeza vai gostar dessa aqui, que é bem levinha. O limão e a ricota formam uma combinação irresistível e equilibra bem o gostinho do limão, para não ficar tão forte. Essas barrinhas são ótimas para servir com cafezinho!

Ingredientes

Para a massa:
1 e 3/4 xícara de Farinha Finna
2/3 xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 xícara de amido de milho
1 colher de sopa de raspas de limão
3/4 colher de chá de sal
12 colheres de sopa de margarina Amorela

Para o recheio:
1 xícara de ricota fresca
4 ovos grandes batidos de leve
1 e 1/3 xícaras de açúcar
3 colheres de sopa de Farinha Finna
2 colheres de sopa de raspas de limão
2/3 xícara de suco de limão
¼ colher de chá de sal

Modo de preparo:

– Unte uma assadeira com margarina e forre bem com uma folha de papel vegetal para a massa não grudar. Depois você unta o papel e forra de novo com outra folha no sentido contrário. Isso é muito importante para o doce sair bem fácil e sem quebrar quando desenformar.
– Bata bem a farinha, o açúcar de confeiteiro, o amido de milho, as raspas de limão e o sal. Ponha a margarina e processe até formar uma farofa bem grossinha. Espalhe essa farofa na forma, aperte bem com os dedos e ponha na geladeira.
– Deixe lá por 30 minutinhos e, enquanto isso, aproveite para pré-aquecer o forno em 176ºC. Depois de passados os 30 minutos, ponha para assar por mais 20 minutos ou até ela ficar meio douradinha.
– Para o recheio, misture bem a ricota, os ovos, o açúcar e a farinha com um batedor de arame. Aos poucos, vai colocando as raspas, o suco de limão e o sal. Não se esqueça de bater bem o recheio enquanto isso. Vai ficar divino!
– Agora você vai reduzir um pouco a temperatura do forno, a 162ºC. Depois, tire a forma do forno e jogue a mistura em cima. Ponha no forno de novo para assar por mais 30 minutinhos ou até o recheio ficar bem firme – É bom sempre dar uma olhada!

Receitas da Finna


Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo