Lanches saudáveis

8dad273f0a82fea624c01da2938bd030

Lanches saudáveis

Noutro dia estava eu na fila do supermercado e uma senhora e eu começamos a conversar. Ela só tinha no carrinho cheio: pães (alguns artesanais) , caixas de leite desnatado e nescafé. Ela reparou na diferença dos produtos que estava comprando e disse: “ah gostaria tanto legumes e frutas … mas eu me alimento só com café com leite e pão com manteiga.

Embora a gente saiba que nosso apetite é decrecente na medida em que nossos anos de vida são crescentes, o cardápio da minha vizinha era bem pobre.

Há quem radicalize e se alimente ainda pior:  coxinhas, pastel, chips, doces, bolos, tortas e todas as outras guloseimas e salgados gordurosos são os maiores inimigos da vida saudável.

Altos níveis de gordura, frituras, alimentos processados e açúcar se acumulam em nosso corpo, nos deixando lentos e cansados, tornando nossas ambições de emagrecimento ou reeducação alimentar em um esforço perpétuo. E isso está em nós desde que somos crianças, afinal fomos ensinados a comer mal, mesmo porquê antigamente não havia a consciência dos males destes alimentos. Mas, como fazer então, para comer melhor naquela hora que bate uma fominha?

A melhor dica que podemos dar é: nem compre! Se você tiver refrigerantes na geladeira, porque vai beber água? Porquê comer uma cenoura se tem um pacote de batata chips no armário? É assim que o pensamento se processa no cérebro, então nem traga comidas que fazem mal ao organismo para casa ou escritório. Estes hábitos devem ser automáticos, mas primeiro precisamos nos livrar daqueles que trazemos conosco desde que nascemos. E vai ser difícil, porém em pouco tempo você irá até mesmo esquecer onde fica a gôndola de chocolates.

E sejam bem vindas as frutas vermelhas, as bananas e maçãs, que venham as cenouras, pepinos e vegetais, que nunca faltem nozes, amêndoas e aquelas maravilhosas castanhas! E que tal preparar um sanduiche natural para aquele momento no meio da tarde? Mas cuidado com o que vem nele. Geralmente ao comprar estes lanches prontos na lanchonete não sabemos o que te nele, então é sempre bom perguntar. Evite consumir maionese industrializada e queijo amarelo. É sempre melhor encontrar receitas mais saudáveis e preparar alguns sanduíches em casa mesmo, e trazer contigo pela manhã. É assim que mudamos nossas vidas para melhor.

Conteúdo enviado pelos Congelados da Sônia, excluindo os primeiros parágrafos que eu escrevi.

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo