Maquiagem é barreira para vírus

abril 4, 2016 0 Por Thereza Christina Pereira Jorge

Ao fazer o ritual de beleza diário que inclui o uso de maquiagem, muitas mulheres não imaginam que esses cosméticos podem ser aliados na prevenção de doenças e no combate ao envelhecimento. 

Os benefícios para a saúde de produtos antes destinados apenas ao embelezamento foi um dos assuntos discutidos no Encontro Anual da Academia Americana de Dermatologia, realizado no mês passado. A atuação como anteparo físico, protegendo a pele da radiação ultravioleta e de danos ambientais, é a principal vantagem.

Segundo o dermatologista Abdo Salomão Junior, em curto prazo as maquiagens ainda podem servir de hidratante e ter efeito farmacológico, quando contêm vitamina C ou agentes antiacnéicos na fórmula. Mas, para fazer bem, os produtos precisam ser de boa procedência.

— A qualidade é tudo. Uma maquiagem de alto nível não provoca acne nem deixa os poros abertos e pele brilhosa. A ruim favorece uma série de problemas, como manchas, oleosidade e espinhas — diz o médico.

Segundo a dermatologista Jeanne Herdy, cosméticos de má qualidade contêm substâncias inadequadas na composição, como chumbo.

— Deve-se sempre ter atenção também à data de validade, para evitar reações alérgicas — orienta.

Compacto Extra Online