Nada Muito: Atenção á alimentação da garotada!


Em época de aulas, como agora, é importante a atenção para a alimentação de crianças e adolescentes, já que se trata de um período em que eles passam grande parte do dia fora de casa a acabam comendo lanchinhos na rua, em lanchonetes próximas dos colégios ou nas cantinas escolares.
O médico nutrólogo João Curvo, a quem entrevistei no volume Nada Muito – Comer e Viver com Saúde e Prazer, da Rocco, dedicou alguns capítulos ao assunto. Nele, comenta algumas experiências vividas no consultório ao atender crianças acompanhadas por seus responsáveis.
Diante da dificuldade de ser manter uma dieta infantil saudável, aponta a necessidade de se fazer dosagem periódica de colesterol e glicose nos pequenos, para identificar quais as probabilidades e os riscos, no futuro, de a criança se tornar um adulto diabético ou vulnerável a distúrbios cardiovasculares.
A partir de qual idade se deve procurar um nutrólogo para a criança? Eu perguntei ao Curvo.
Ele responde: “Não há uma idade determinada. A mãe pode levar a criança, desde pequena, ao consultório de um profissional da nutrição.” (…) ”Hoje, independentemente de qualquer disfunção ou doença, cresce o número de pais que agendam consultas procurando orientação para melhorar a alimentação dos filhos. Isto é muito bom! É o início de uma nutrição preventiva de doenças nos próximos meses e mesmo nas próximas décadas. É a base para assegurar saúde e crescimento.”
E ele arremata: “É importante o jovem chegar à vida adulta com um corpo também jovem, sem placas de colesterol aderidas nas artérias, sem gordura no fígado, com os exames de sangue bons.”
Na próxima semana, na nossa “pílula” de saúde e bem-estar,  vocês vão ver como Curvo responde a esta outra pergunta que fiz a ele, no livro: “Por que uma criança recusa determinados alimentos?

Até lá. 
Léa Maria

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo