O Café da Manhã: vamos refletir sobre isso?

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, apresentado no início do ano, mostrou, entre outras coisas, que “os idosos que estão em lares ou centros de dia não estão a ter alimentação adequada”, lembra a Ordem dos Nutricionistas.

De acordo com o estudo, intitulado PEN-3S: o estado nutricional dos idosos portugueses, os que vivem em lares estão duas vezes mais subnutridos ou em riscos de desnutrição do que os que estão nas suas casas. Por isso, a par das crianças, este é um grupo que preocupa os nutricionistas. “Com estes dados, não podemos perder a oportunidade de assumir isto como prioridade nacional.”

Comece bem o dia, com o café da manhã

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Tomar um café da manhã saboroso e saudável é uma ótima forma de começar o dia. As escolhas dessa refeição dependem dos hábitos alimentares, rotina e região do país, pois os alimentos típicos do café da manhã podem variar bastante. Algumas opções tradicionais são bolos caseiros, pão francês, pão de forma, tapioca, cuscuz, café, leite, chás, frutas e cereais. Na hora de escolher um complemento surge uma dúvida sobre qual será a melhor opção: requeijão, geleia ou margarina?

Aretha Magalhães, nutricionista da Equilibrium, consultoria da marca Puro Sabor, reforça que a resposta depende do momento de consumo, hábitos e cultura. “A margarina é um alimento muito democrático e versátil, pois combina com vários momentos e consegue agradar diversos paladares. Para equilibrar a refeição inclua um laticínio, fonte de cálcio e proteína, como leite, iogurte e queijo, além de uma fruta, fonte de fibras”.

Um bolo de fubá quentinho combina com uma margarina derretida, tornando o início do dia ainda mais gostoso! Caso seu apetite seja por um alimento doce, uma geleia de frutas sem açúcar sobre uma torrada pode ser uma boa opção.

“Como a geleia não fornece proteínas e nem gorduras importantes para saciedade, é recomendado complementar com queijo ou leite, por exemplo. Fique atendo aos rótulos e tente optar sempre que possível por versões sem açúcar. Já o requeijão fornece gorduras. Por isso, é importante escolher a versãolight e completar a refeição com leite desnatado e frutas para uma refeição completa”, finaliza a nutricionista.

Dica: Para aprender mais dicas, acesse o canal de oficial da Margarina Puro Sabor no Youtube www.youtube.com/user/margarinapurosaborou acompanhe e siga todos os conteúdos exclusivos da marca no Facebook  www.facebook.com/MargarinaPuroSabor e no blog blog.purosabor.com.br

 

 

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

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