O Banho

Lembra do grande acontecimento que era o banho do bebê ? Esse momento marcava o dia, as atividades, o sono e a alimentação. Depois o cuidado de enxugar o bebê, cada dobrinha, passar o Hipoglós e escolher a roupinha de acordo com a temperatura. 
Antes de colocá-lo dentro da água, você preparava a logística: toalha, algodão, cotonetes, sabonete, xampu, água de colônia e media a temperatura da água com dorso da mão.


2016. Meu banho transformou-se num ritual parecido com o do banho do bebê. A logística, entretanto, é mais sofisticada. São 3 toalhas, 2 fraldas, cotonetes, sabonete líquido de mel, xampu, condicionador, creme para pentear, escova para as costas, esfoliante para o corpo, esfoliante para o rosto, esponja para o rosto, esponja para o corpo, hidratante para o banho, hidratantes para o rosto, creme nutritivo, óleos corporais, escovinha para as unhas e …



Por que as fraldas ? Elas  são excelentes para secar o rosto, o seu bumbum e a área íntima. Uma toalha vai para os cabelos, a outra para o corpo e a pequena para secar cada dedo do pé, o espaço entre cada dedo e um cuidado especial para o mindinho. Se ficar umidade é a pele fica ferida.
Faltou mencionar os banquinhos. Um de plástico para você ficar sentada senão cansa antes de terminar O Banho. O outro é aquele de madeira que serve de apoio para os pés.
É bom, também, escolher um horário que possa dar uma cochilada, como os bebês. O Banho também relaxa… 

Todos dias tomo banho, claro. Às vezes 2 ou 3 vezes. Agora: O Banho é ritualizado uma vez por semana. Ele leva mais de uma hora. Detalhe: no inverno, O Banho continua semanal cumprindo-se todas as etapas.

Vale uma ressalva: lavo meus cabelos de 2 em 2 dias, no inverno; no verão todos os dias, depois do exercício mas diluo muito o xampu e o condicionador. 

PS: leitores maduritos merecem uma sessão de O Banho. Com produtos da linha masculina. 



Reprodução do quadro O Banho de Toulouse Lautrec.

Thereza Christina Jorge 

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo