O Mundo em Português

junho 10, 2016 0 Por Thereza Christina Pereira Jorge
Você sonha em viajar para fora do Brasil, mas tem dificuldade para falar outro idioma? Não saber se comunicar na língua do país visitado (ou em inglês, muito entendido e falado ao redor do mundo) pode ser um empecilho para desfrutar de todos os atrativos que um destino turístico tem a oferecer. Mas não desanime: há lindos lugares no planeta onde o idioma português se faz presente.
E é ótimo poder se comunicar na mesma língua dos nativos, mesmo que os sotaques sejam diferentes e, às vezes, até confundam a cabeça um pouco: o aprofundamento na cultura local ficará mais completo e a chance de fazer novos amigos será, logicamente, bem maior.
Veja abaixo alguns destinos turísticos onde se fala português e que, de quebra, oferecem lindas paisagens.  
Praias de São Tomé e Príncipe
São Tomé e Príncipe é outro arquipélago africano que foi colônia de Portugal e onde, até hoje, o idioma lusitano é usado. E este conjunto de ilhas esconde praias lindas, que fazem valer a viagem até lá. Uma delas é praia de Santo Antônio, com uma atmosfera selvagem, cercada por densa vegetação e banhada por um mar frequentemente revolto. O ilhéu, de origem vulcânica, fica ao sul da ilha de São Tomé e é acessado por barco. Outro linda faixa deste pedaço de terra cercado pelo oceano Atlântico é a praia do Pombo.





Ilha da Madeira, Portugal
Quer visitar uma ilha perto da África, se sentir na Europa e também falar português? A Ilha da Madeira é o destino ideal para este objetivo. Terra natal do jogador Cristiano Ronaldo, a Madeira tem praias banhadas pelo Oceano Atlântico, vilazinhas bucólicas que parecem haver parado no tempo e até uma imponente floresta conhecida como Laurissilva, com área de 15 mil hectares declarada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e que ocupa 20% de toda a ilha. Na foto, se aparece o casario da linda Funchal, capital da Ilha da Madeira, visto do alto de um dos teleféricos que oferecem vistas panorâmicas para os turistas na área.


Ilha da Boa Vista, Cabo Verde
Parte do arquipélago de Cabo Verde, uma ex-colônia portuguesa no oceano Atlântico, a ilha de Boa Vista é ideal para quem busca sensação de isolamento e lindas paisagens. O local está a 455 quilômetros da parte continental da África e abriga destinos como a paradisíaca Praia da Varandinha, na foto. Outro destaque do lugar é a praia da Atalanta, que oferece uma extensa faixa de areia fofa banhada por um mar cristalino. Uma das atrações de Atalanta é a carcaça enferrujada do navio Cabo Santa Maria, encalhado ali desde 1968.
Maputo, Moçambique
Capital de Moçambique, Maputo é uma urbe interessante para ser visitada por turistas que perambulam pelo sul e sudeste da África. Além de praias, a cidade, que está em um território que foi colônia de Portugal, exibe locais surpreendentes como a Casa de Ferro (uma obra do francês Gustave Eiffel trazida da França em 1882), a Fortaleza de Maputo (construída em 1785) e o Jardim Botânico de Tunduru. Na foto, a fachada da estação Caminhos de Ferro de Moçambique, um dos edifícios históricos mais importantes de Maputo. Construído no início do século 20, o local ainda exibe suas estruturas originais de ferro e colunas de mármore, além de servir de ponto de partida de trens para a África do Sul.
Arquipélago de Inhaca, Moçambique
Se o ambiente urbano de Maputo não lhe agradar, há uma solução fácil e atraente: vá para o lindo arquipélago de Inhaca, localizado a 34 km da capital moçambicana (e onde os nativos também falam português). Lá, um dos destaques é interagir com os pescadores que movimentam grande parte da economia local e curtir praias como Ponta Torres, com uma água do mar de cores intensas que convida para um mergulho. Com 31 metros de altura e erguido no final do século 19, o farol do arquipélago da Inhaca é outro passeio imperdível no local.
Timor-Leste
O Timor-Leste é um dos países mais novos do mundo: conquistou sua independência em 2002, após anos de ocupação indonésia em seu território. Colonizada anteriormente por portugueses, a nação tem hoje a língua lusitana como um de seus idiomas oficiais (o outro é o tétum, com palavras derivadas do português e do malaio). E, apesar de um passado conflituoso, o Timor abriga lindos destinos, com praias paradisíacas, mar azul claro e areia branca. E sua infraestrutura turística está melhorando. Tudo ainda é um pouco rústico, é verdade, mas ideal para quem busca vivenciar a cultura de um lugar diferente.
Compacto conteúdo UOL