Oficina da Memória fecha o ano letivo da UnATI.Uerj

Olá Amigos(as)
Pesquisas científicas demonstram que a plasticidade neural é sensível à estimulação cognitiva ao longo de todo o curso de vida, e que o treinamento constante melhora consequentemente o desempenho da Memória de pessoas de todas as idades.
Seguindo a definição da Wikipédia, a Memória como a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis, seja internamente, no cérebro – Memória Biológica; seja externamente, em dispositivos artificiais – Memória Artificial.

As queixas em relação à Memória são  cada vez mais frequentes na população e causam grande preocupação, principalmente, quando ocorrem em pessoas com mais de 60 anos. Quando ocorrem as perdas da memória as recordações do passado permanecem vivas, recheadas de pormenores, o que já não acontece com os acontecimentos recentes que vão sendo esquecidos gradativamente.

Considerando a importância dessa questão – cada dia mais contemporânea, a UnATI.Uerj oferecerá a 33ªEdição do Workshop da Oficina da Memória® na 4ªfeira Dia 21/11/2018 – 14h no Auditório 91 – 9ºAndar da Uerj – Campus Maracanã, que é coordenado pela Neurogeriatra Profa. Dra. Tânia Guerreiro – Diretora Geral da Oficina da Memória.

“Diferente dos anos anteriores, desta vez ofereceremos um Mini Workshop, mas que abordará temas relevantes para a conquista e a manutenção da vitalidade cognitiva apresentando estratégias para otimizar a memória no cotidiano, ” define Tânia Guerreiro.

Tudo isto poderá ser visto e entendido nesta 33ªEdição.2018 – através de uma abordagem teórica e vivencial inseridas em um contexto onde a ciência, a arte e o lúdico se unem para dinamizar o processo de aprendizagem.

A entrada é franca, mas devido a grande demanda chegue cedo, pois a inscrição é feita no local. O Workshop é direcionado a pessoas de todas as idades interessadas pelo tema proposto.

Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj    

 

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo