Olá Amigos(as)

15 de Junho é o Dia em que o Ministério dos Direitos Humanos celebra a “Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa”. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas.Onu e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Desde 2006, o dia é reafirmado com realização de campanhas por todo o mundo.

O principal objetivo do Dia é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, a celebração desta data deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.

Nessa perspectiva, o Estatuto do Idoso tem papel de protagonista já que no seu 19°Artigo do 4°Capítulo caracteriza a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

O Estatuto do Idoso surge no Brasil para regular os direitos fundamentais aos mais de 60, garantido oportunidades e facilidades que preservem a sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, com condições de liberdade e dignidade. Com tudo mesmo diante de todo este aparato legal muitos idosos, por não conhecerem os seus direitos, ainda são vítimas de ações de violência por todo nosso país.

Ciente deste cenário contemporâneo e para celebrar esta data tão importante a Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj promoverá o Painel sobre “Os Diretos da Pessoa Idosa” que se realizará na 2ªFeira Dia 17/06/2019 – 14h no Auditório 111 – 11ºAndar da Uerj Campus Maracanã tendo como Debatedoras  Sandra Rabello de Frias – Coordenadora de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj e as Dras. Cristiane Branquinho Lucas do Mprj e Maria Angélica dos Santos Sanches da Sbggrj. 

Durante o Painel será lançado o Projeto “Plantão Informativo dos Direitos da Pessoa Idosa” na UnATI.Uerj. Idealizado pela Assistente Social Profa. Sandra Rabello de Frias o Plantão que visa ser um espaço para orientação e conscientização dos direitos da pessoa idosa, auxiliando com informações para a resolutividade de questões relacionadas à violação de seus direitos funcionara – aberto ao público – na Sala da Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj nº10.141.2 – 10ºAndar Bloco F da Uerj Campus Maracanã de 2ª à 6ªFeira das 14 às 17h.

Na ocasião também será lançado o Livro: “Instituição de Velhos: Espaço de Reminiscência e Resistência” de autoria de Sandra Rabello. A obra é resultado da sua pesquisa de Mestrado que tomou por base considerações acerca do fenômeno do Envelhecimento Humano no Brasil, analisando os aspectos sócio-históricos do acolhimento de velhos e cuidados realizados pelas instituições de Longa Permanência.

O evento é aberto a todas as pessoas interessadas pelo tema proposto, é gratuito e não necessita de inscrição prévia já que Certificados de participação serão oferecidos a partir de solicitação pelo e.mail extensao.unati@gmail.com…

Vamos entrar nesta luta!

Att, Marcos Teodoro

Assessor de Comunicação Social da UnATI.Uerj

Marcos Teodoro
Assessor de Comunicação Social Matr.26922-5
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Aberta da Terceira Idade

Assessoria de Comunicação Social
Tel. 2334.0053/ 2334.0131/ 2334.0168/ 2334.0604

 

Comentar ()

() Comentários


Sobre mim

Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. Este blog é muito biográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver.