Perseverar é isto: mãe aos 70 anos

Uma indiana que deu à luz aos 70 anos disse nesta terça-feira que não é muito velha para ser mãe pela primeira vez, e que, agora, sua vida está completa.
Daljinder Kaur deu à luz no mês passado a um menino, depois de seguir um tratamento de fertilização in vitro durante dois anos junto ao seu marido, de 79 anos, em uma clínica de reprodução assistida do estado de Haryana (norte).
Casados há 46 anos, Daljinder explicou que quase perderam a esperança de ter um filho e tinham que suportar a vergonha de não ser pais em um país onde a esterilidade é considerada às vezes um castigo de Deus.
“Deus ouviu nossas orações. Minha vida agora está completa. Cuidarei deste bebê sozinha. Sinto-me cheia de energia. Meu marido também é muito cuidadoso e me ajuda o máximo que pode”, disse à AFP Kaur na cidade de Amritsar.
“Como queria tanto ter um filho, quando vimos a publicidade (da fecundação assistida) pensamos que tínhamos que tentar”, acrescentou.
Kaur disse que tinha 70 anos, dando uma idade imprecisa, como costuma ocorrer na Índia, onde muita gente não tem certidões de nascimento. Segundo um comunicado da clínica, tem 72 anos.
O bebê foi concebido com um óvulo e esperma do casal. Depois de pesar apenas dois quilos ao nascer, em 19 de abril, o pequeno Armaan se encontra agora “saudável e forte”, disse a clínica National Fertility and Test Tube.
O marido de Kaur, Mohinder Singh Gill, que tem uma fazenda nos arredores de Amritsar, disse que sua idade não o preocupava e que Deus cuidará de seu filho.
“As pessoas se perguntam o que acontecerá com o menino quando morrermos. Mas tenho fé em Deus. Deus é onipotente e onipresente, cuidará de tudo”, explicou à AFP.
Conteúdo Exame Online

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo