Que Agenda !!!

931a4fb617f3896a842a862e42217192De quinta-feira, 30 de março até 26 de abril, o Envelhecimento é tema de três agendas incríveis.

Envelhecimento com Leonardo Boff, no Palácio de Cristal, em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro.

A abertura da programação, às 19h, no Palácio de Cristal,  ficará por conta do teólogo, escritor e professor Leonardo Boff.

A palestra feita pelo teólogo será mediada por Lilian Hennemann, médica anestesiologista com formação em medicina paliativa e atuação no tratamento da dor.

Para Leonardo, a velhice é a última chance que a vida oferece para dar um toque final ao que foi construído e para acabar de amadurecer.

Sábado, 1 de Abril

Village Mall – Av. das Américas, 3900 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-102

13:00 – Estilo tem Idade?

4226caad14abfa6d8178af2565dd19c2Quem disse que estilo tem idade? Cada vez mais mulheres acima dos 50 se tornam referência de bom gosto e influenciam pessoas. A prova disso é o crescente número de blogueiras da terceira idade como Helen Winkle a americana de 89 anos com 3 milhões de seguidores.
Palestrantes: Costanza Pascolato, Marilu Beer e Linda Rodin

FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRÁTIS no site do Village Mall

A Nova Velhice – Casa do Saber, a partir de 5 de abril

Shopping Leblon – Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – lj. 101 – Leblon, Rio de Janeiro

Início, 05 de abril, quarta-feira, às 17h,

Nos últimos anos, o mundo tem presenciado um aumento crescente do número de idosos. O debate sobre como proteger esse segmento populacional por meio de políticas públicas ou de estratégias propostas pelas novas constituições familiares se tornaram prioridade neste início de século.

Em quatro encontros, serão apresentados e discutidos diversos aspectos relacionados ao tema, que apaixona indivíduos de várias gerações e preocupa os governos de todo o mundo

R$ 525,00

As inscrições podem ser feitas através do telefone  2227-2237 de segunda a sexta das 11 às 20 horas. E no site da Casa do Saber

Palestrante, Léa Maria Aarão Reis, jornalista e escritora.   Autora dos livros Maturidade, Além da Idade do Lobo, Os Novos Velhos, entre outros, e coautora de Nada Muito – Comer e Viver com Saúde e Prazer, com o médico João Curvo. Escreve atualmente para os sites  Uma coisa e outra e Carta maior.

TEMAS

05 ABR1. PANORAMA DA VELHICE NO BRASIL E NO MUNDO

Assistência, proteção, seguridade, aposentadorias. Rejeição do   mercado de         trabalho. O recente e ativo mercado consumidor da chamada economia silver.

12 ABR | 2. AÇÕES POLÍTICAS: O MAPA DA VELHICE NO BRASIL
Desempenho do papel do Estado na assistência aos mais velhos.

19 ABR | 3. NOVOS (E VELHOS) DESAFIOS
Isolamento, discriminação, enfrentamento à violência contra o idoso, negligência, violações aos direitos humanos. Em contrapartida, o envelhecimento ativo e produtivo.

26 ABR | 4. COMO A VELHICE VEM SENDO PENSADA
O que filósofos, economistas e sociólogos estão pensando e publicando a respeito da velhice? A velhice é um naufrágio? Ou a bela conclusão de uma vida?

7 de abril, sexta-feira

I Jornada sobre Envelhecimento Saudável de Macaé, no Campus da UFRJ, das 9h às 18h.

jornada_envelhecimentoNo dia 07 de abril de 2017 acontecerá no Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira, no auditório Cláudio Ulpiano, a “I Jornada sobre Envelhecimento Saudável de Macaé”. O evento é direcionado ao público em geral e contará com mesa redonda e palestras que envolverão a plateia em uma discussão sobre questões relacionadas ao envelhecimento, que é tema atual e cada vez mais importante no cenário mundial. O evento tem como objetivo divulgar o que a universidade vem desenvolvendo em relação a promoção da qualidade de vida do público idoso, como também desenvolver a consciência de que o processo de envelhecimento pode se dar de maneira saudável e, neste contexto, toda a comunidade será envolvida nesta discussão.

Confira aqui a programação do evento.

http://www.macae.ufrj.br

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo