Respostas sobre a Longevidade


Com o tema “Expandindo as Fronteiras da Longevidade”, a Bradesco Seguros realizou em São Paulo, neste dia 5 (quarta-feira), o XI Fórum da Longevidade Bradesco Seguros. O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater a longevidade e o seu impacto nos diferentes segmentos da sociedade, tendo a tecnologia como uma das principais ferramentas para a conquista de um envelhecimento com qualidade.
Tom Kamber, PhD em Ciência Política pela University College New York (UCNY), Professor de Empreendedorismo Social e Filantropia na Columbia University e fundador e CEO do Older Adults Technology Services (OATS), defendeu mais ações de capacitação de idosos em tecnologia da informação. 
A OATS já ofereceu cursos a mais de 8 mil pessoas, em 80 cidades, por meio de dois centros próprios ou em  parceria com entidades de apoio a idosos. “O segredo é oferecer ambientes acolhedores e cursos com bons conteúdos”, recomendou, lembrando a experiência com uma das alunas do OATS, que hoje dá aulas avançadas para outros idosos que desejam empreender na área de e-commerce.
Para o consultor Luís Rasquilha, o mundo vive a transição para a quinta geração industrial, na qual obter o diferencial nos negócios significa ser capaz de gerar inovações de forma rápida. E essa capacidade independe da idade, afirmou ele na palestra“Tendências globais em um mundo longevo”.
Nem o conceito de tempo é o mesmo dos nossos ancestrais. O físico Luiz Alberto Oliveira, doutor em Cosmologia e Pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT), abordou as diferentes concepções do tempo através da história. Desde os ciclos arcaicos, determinados pela natureza, passando pela revolução do relógio mecânico, que deu autonomia à organização social, até as pesquisas recentes com outras formas de temporalidade, em que o infinito pode caber em um instante.

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo