Sensual e atraente depois dos 60

A idade não é empecilho

para viver a sensualidade,

investir na vaidade ou se vestir de forma atraente. 

Três mulheres na terceira idade

revelam por que

hoje se sentem mais plenas do que na juventude.

 
 
Carmen Lúcia Teixeira Pontoni, 66, formada em contabilidade
“Eu me sinto muito melhor hoje, pois, nos tempos atuais, não aparento ser uma pessoa idosa. Sou uma mulher ativa. Sinto-me mais sensual agora do que quando nova. Felizmente, rompi com os preconceitos com os quais fui criada. Estou casada há 45 anos e tenho uma vida sexual muito prazeirosa.
Sempre fui muito vaidosa. Cuido da pele, do corpo e da saúde. Faço academia todos dias e procuro manter o peso com uma boa alimentação. Eu me visto com roupas da moda, sem excessos, e me maquio com capricho para sair. No dia a dia, não abro mão do batom, do rímel e, claro, do protetor solar. O benefício é que hoje tenho mais tempo, discernimento e maturidade para decidir o melhor para mim. É bom fazer passeios, curtir o marido e os quatro netos, sem preocupações.”
Sueli Costa, 60, técnica em nutrição e dietética
 
“Tenho 60 anos, quatro filhos, nove netos e me sinto como se tivesse 40. A tecnologia ajuda muito as mulheres maduras com cosméticos e tratamentos, e hoje ainda contamos com maior informação sobre alimentação saudável. Eu me sinto livre de responsabilidades, com tempo para viver e viajar, o que adoro fazer. Tenho sonhos e planos como todo mundo. É claro que em um país no qual uma pessoa com 50 anos era considerada idosa há até algumas gerações ainda causa estranheza ver uma mulher de 60 se vestindo de maneira jovial, atraente. Ainda bem que aos poucos estamos mudando esses paradigmas.”
 
 
 Suzana Schermann, 62, designer de interiores
 
“Eu me sinto de bem com a vida e devo isso a ter percebido que os anos vividos resultaram em uma sabedoria que aproveito para impulsionar cada vez mais a minha vontade de viver. E com intensidade, pois adoro viajar, andar, namorar, dançar, cuidar de mim e do meu corpo. É claro que quando chegamos nos 60 dá um certo aperto no coração, porque começamos a sentir que a nossa vida útil está terminando. Então, mais do que nunca, devemos ficar de bem com nós mesmas e aproveitar ao máximo. 
Para mim, dormir às vezes é perda de tempo. Sei que causo estranheza, principalmente quando entro em alguma fila preferencial. Usar um jeans transado já é suficiente para olhares mais curiosos e ao mesmo tempo apreciativos, mas sempre desconfiados. A evolução das plásticas, os tratamentos dermatológicos, as academias de ginástica e os mil e um tratamentos de estética colaboraram para esse novo perfil.
Considero o mais importante, pelo menos para mim, o fato de trabalhar ativamente, manter minha cabeça funcionando e não me incomodar com a opinião alheia. Sou viúva, tenho duas filhas gêmeas de 37 anos e sei que amar e ser desejada aos 62 anos é uma consequência que considero um privilégio. Quando acontece, vivo intensamente cada momento como mulher e amante, com sabedoria.”

 

Compacto Uol 

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

2 comentários em “Sensual e atraente depois dos 60

  1. Olha, ter 60 ou 30 anos para mim, mudou pouca coisa, essa é a verdade! Sinto os mesmos desejos físicos e emocionais com todas às energias de sempre! O meu coração acelera, meus hormônios entram sempre em ação, me deixando com uma força e vigor de uma Leoa para sentir a vida! Faço todos trabalho do meu lar com prazer, cuido da minha beleza, praticando caminhadas, frequentondo academias, buscando novos procedimentos estéticos, participo da política brasileira, vou às compras, convivo e debato com outros, ou seja, quero e gosto de estar em movimento, inclusive sendo util ao próximo!
    Ademais, sou casada pela segunda vez, mãe de dois filhos, avô de sete netos e bisavó, e cinco enteados, relativos aos dois casamentos!
    Ressalto, registrando que tenho uma vida equilibrada, com momentos felizes, com base na Fé em DEUS, práticando e evangelizando, o amor de Cristo, o Pai Eterno e Nossa Senhora, pois faço muitas romarias, no Brasil e até no exterior!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo